sicnot

Perfil

Economia

PAN propõe mobilidade elétrica nas frotas públicas e bebidas vegetais nas escolas

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) anunciou esta quarta-feira que esteve reunido no terça com o Governo sobre o Orçamento do Estado (OE), onde pediu abertura para a mobilidade elétrica nas frotas públicas e a inclusão de bebidas vegetais nas escolas.

Em nota enviada à imprensa, o PAN revela que se reuniu na terça-feira com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, sobre as "negociações" em torno do OE para 2017.

A mobilidade elétrica "para todas as frotas públicas", reclamada pelo PAN, "visa um compromisso por parte do Estado, já a partir de 2017 e ao longo dos próximos anos, ao garantir que a renovação das frotas de transportes pesados de passageiros e automóveis ligeiros se efetue através da aquisição de veículos elétricos", nota o partido.

E concretiza: "A definição de metas, seja temporal ou em número de veículos, ainda está em análise. Esta opção revela um exemplo de consciência ambiental que o Estado dá aos cidadãos", vinca o PAN.

No que se refere à distribuição de bebidas vegetais, conhecidas como leite vegetal, nas escolas, "e atendendo a que o regime jurídico aplicável à atribuição e ao funcionamento dos apoios no âmbito da ação social escolar, já prevê a distribuição gratuita de leite nas escolas", o PAN diz que esta "opção poderá acompanhar a necessidade de muitos pais e crianças que, por motivos de saúde, éticos e ambientais, não consomem leite de vaca".

"Para o PAN é essencial garantir uma alternativa saudável e nutritiva a estas crianças. Esta é também uma medida inclusiva que pretende reconhecer todas as opções", frisa a força política que elegeu um deputado nas legislativas do ano passado.

Lusa

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.