sicnot

Perfil

Economia

Famílias portuguesas gastam menos com regresso às aulas

As famílias portuguesas gastaram, em média, cerca de 455 euros com o regresso às aulas, menos 75 euros, do que no ano passado, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira por uma empresa de crédito pessoal e realizado em maio.

"Em relação a 2015, verifica-se ainda um ligeiro aumento da percentagem de consumidores a recorrer ao cartão de crédito para pagar essas despesas (de 25% para 26%), afirma em comunicado o Observador Cetelem.

Em 2014 um inquérito idêntico dava conta que as famílias portuguesas deveriam gastar, em média, 509 euros com o regresso às aulas, e em 2013 uma média de 525 euros.

O vestuário (78%), os artigos de desporto (55%) e as variadas despesas de educação são as categorias que, excluindo o material escolar, lideraram as intenções de compra das famílias, segundo a mesma fonte.

As papelarias foram o local favorito para as compras de regresso às aulas, com 80% dos consumidores a recorrerem a estes estabelecimentos, ao contrário do ano passado, em que a preferência recaiu sobre os hipermercados. Houve ainda 22% que fez as compras através da Internet.

Os dados são apresentados como resultado de um estudo com base numa amostra de 600 pessoas residentes em Portugal Continental, com idades entre os 18 e os 65 anos, que responderam a um questionário aplicado de 13 a 18 de maio.

A mesma fonte refere que a maioria das famílias inicia as compras duas semanas antes do início das aulas (48%). Apenas um quarto dos inquiridos assumiu fazer as compras com um mês de antecedência.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.