sicnot

Perfil

Economia

OCDE volta a prever estabilização do crescimento económico em Portugal

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continua a prever uma estabilização do crescimento económico em Portugal nos próximos meses, num contexto de tendência global de estabilização das restantes economias.

Nos indicadores compósitos avançados de julho da OCDE (que apontam para a tendência de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período futuro entre seis a nove meses), divulgados esta quinta-feira, é apontada uma manutenção da estabilização nas perspetivas de melhoria da atividade económica em Portugal, que se segue à tendência de crescimento registada desde março até junho e que veio interromper a descida que se verificava desde julho de 2015.

O índice compósito da OCDE para Portugal estabilizou em julho nos 100,6 pontos que já tinha registado em junho, acima da média de longo prazo de 100 pontos.

Em julho, a OCDE anunciou a suspensão por dois meses da divulgação dos indicadores compósitos avançados na sequência da instabilidade decorrente do referendo que, a 23 de junho, determinou a saída do Reino Unido da União Europeia.

No comunicado hoje emitido, a organização diz que se mantêm muitas incertezas quanto à forma como se irá operacionalizar o Brexit, mas considera que a volatilidade dos dados que se registou nas semanas a seguir ao referendo "parece ter-se reduzido".

"A manter-se esta situação nos próximos seis meses, a atual previsão aponta para a manutenção do abrandamento do crescimento no Reino Unido até ao perto do final do ano, altura em que deverá estabilizar", refere.

Para a zona euro, o índice compósito desceu ligeiramente para 100,2 pontos em julho, contra os 100,3 pontos estimados em junho.

A média do conjunto dos países da OCDE aponta, por sua vez, para uma estabilização da atividade económica, com o índice compósito a manter-se nos 99,7 pontos em julho, em linha com os quatro meses anteriores.

Para as economias desenvolvidas, a OCDE estima uma estabilização do crescimento económico nos EUA, Japão e zona euro, incluindo a Alemanha, antecipando uma aceleração do crescimento no Canadá.

Pelo contrário, é previsto um abrandamento do crescimento em França e, ainda de forma mais intensa, em Itália.

Entre as principais economias emergentes, a OCDE antecipa uma aceleração do crescimento económico na China, Rússia e Brasil e Índia.

Lusa

  • Árbitros em greve este fim de semana

    Desporto

    Vários árbitros de primeira categoria estão a pedir dispensa aos jogos do próximo fim de semana. Os juízes protestam contra o que chamam de clima de intimidação e exigem mais respeito para a classe. Desconhece-se para já quantos árbitros entregaram o pedido de dispensa.

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39
  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50