sicnot

Perfil

Economia

Próxima cimeira de líderes do sul da UE realiza-se em Portugal

© Pedro Cruz / SIC

A próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo de países do sul da União Europeia (UE), que sucede ao encontro desta sexta-feira na Grécia, vai acontecer em Portugal, revelou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Falando na conferência de imprensa que fechou a reunião desta sexta-feira em Atenas, capital grega, Tsipras adiantou que esta "iniciativa de diálogo e coesão" dos vários países do sul da Europa vai ter continuidade num encontro a decorrer em Portugal, não tendo o chefe do executivo helénico avançado com uma data para o encontro.

A reunião, promovida por Atenas, contou para além do primeiro-ministro helénico, Alexis Tsipras, e do seu homólogo português, com os chefes dos executivos de Chipre, França, Itália e Malta, e com um representante do executivo espanhol.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, foi também convidado para a cimeira mas não marcou presença porque o executivo espanhol está em gestão e a agenda internacional do chefe do Governo limita-se a cimeiras imprescindíveis. Rajoy estará presente, contudo, na reunião europeia informal de 16 de setembro em Bratislava, encontro no qual o Reino Unido não irá participar e em que será debatido o futuro da União após o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia).

Lusa

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02