sicnot

Perfil

Economia

Balanço do estado da UE e congelamento de fundos na agenda do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu (PE) iniciam hoje uma sessão plenária marcada pelo discurso, na quarta-feira, do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, sobre o estado da União Europeia (UE).

Juncker discursa em Estrasburgo dois dias antes de se reunir, em Bratislava, informalmente com 27 líderes da UE -- o Reino Unido fica de fora depois do referendo de junho que ditou o divórcio do bloco europeu (o chamado 'Brexit') -- para debaterem o futuro.

À margem da sessão plenária está marcada, para quinta-feira, a Conferência dos Presidentes do Parlamento Europeu (presidente da instituição e líderes dos grupos políticos) na qual deverá ser decidido o modo como irá decorrer o "diálogo estruturado" com a Comissão Europeia sobre a suspensão parcial das autorizações dos fundos estruturais para 2017 a Portugal e Espanha, no âmbito do procedimento por défice excessivo.

A Comissão Europeia sublinhou, na sexta-feira, ser fundamental que o processo avance rapidamente.

O PE tem um papel consultivo neste processo, cabendo a decisão aos ministros das Finanças da UE (Ecofin) com base numa proposta de Bruxelas.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.