sicnot

Perfil

Economia

Balanço do estado da UE e congelamento de fundos na agenda do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu (PE) iniciam hoje uma sessão plenária marcada pelo discurso, na quarta-feira, do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, sobre o estado da União Europeia (UE).

Juncker discursa em Estrasburgo dois dias antes de se reunir, em Bratislava, informalmente com 27 líderes da UE -- o Reino Unido fica de fora depois do referendo de junho que ditou o divórcio do bloco europeu (o chamado 'Brexit') -- para debaterem o futuro.

À margem da sessão plenária está marcada, para quinta-feira, a Conferência dos Presidentes do Parlamento Europeu (presidente da instituição e líderes dos grupos políticos) na qual deverá ser decidido o modo como irá decorrer o "diálogo estruturado" com a Comissão Europeia sobre a suspensão parcial das autorizações dos fundos estruturais para 2017 a Portugal e Espanha, no âmbito do procedimento por défice excessivo.

A Comissão Europeia sublinhou, na sexta-feira, ser fundamental que o processo avance rapidamente.

O PE tem um papel consultivo neste processo, cabendo a decisão aos ministros das Finanças da UE (Ecofin) com base numa proposta de Bruxelas.

Lusa

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39