sicnot

Perfil

Economia

Google e Facebook faturam 80 mil M€ com dados de utilizadores

© Reuters

Só no ano passado a Google e o Facebook faturaram mais de 80 mil milhões de euros com a venda dos dados dos utilizadores. Endereços eletrónicos, idade, género, tipo de trabalho ou interesses pessoais são alguns dos dados que as redes sociais vendem aos anunciantes.

A estratégia passa por traçar o perfil dos utilizadores da internet. Desde as buscas que fazem aos sites onde vão, tudo permite aos anunciantes dirigir as campanhas para um certo público-alvo.

Só através dos mapas, a Google arrecadou 67 milhões de euros em publicidade, enquanto o Facebook contou com mais de 15 mil milhões de euros. Contas feitas, 48% a mais que em 2010 e metade do previsto pela própria empresa para o próximo ano.

Este é já um negócio em crescimento que já está a ter repercurssões no valor de mercado das empresas.

O Facebook vale hoje mais de 300 mil milhões de euros, a Google mais de 500 mil milhões.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47