sicnot

Perfil

Economia

Google e Facebook faturam 80 mil M€ com dados de utilizadores

© Reuters

Só no ano passado a Google e o Facebook faturaram mais de 80 mil milhões de euros com a venda dos dados dos utilizadores. Endereços eletrónicos, idade, género, tipo de trabalho ou interesses pessoais são alguns dos dados que as redes sociais vendem aos anunciantes.

A estratégia passa por traçar o perfil dos utilizadores da internet. Desde as buscas que fazem aos sites onde vão, tudo permite aos anunciantes dirigir as campanhas para um certo público-alvo.

Só através dos mapas, a Google arrecadou 67 milhões de euros em publicidade, enquanto o Facebook contou com mais de 15 mil milhões de euros. Contas feitas, 48% a mais que em 2010 e metade do previsto pela própria empresa para o próximo ano.

Este é já um negócio em crescimento que já está a ter repercurssões no valor de mercado das empresas.

O Facebook vale hoje mais de 300 mil milhões de euros, a Google mais de 500 mil milhões.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC