sicnot

Perfil

Economia

Google e Facebook faturam 80 mil M€ com dados de utilizadores

© Reuters

Só no ano passado a Google e o Facebook faturaram mais de 80 mil milhões de euros com a venda dos dados dos utilizadores. Endereços eletrónicos, idade, género, tipo de trabalho ou interesses pessoais são alguns dos dados que as redes sociais vendem aos anunciantes.

A estratégia passa por traçar o perfil dos utilizadores da internet. Desde as buscas que fazem aos sites onde vão, tudo permite aos anunciantes dirigir as campanhas para um certo público-alvo.

Só através dos mapas, a Google arrecadou 67 milhões de euros em publicidade, enquanto o Facebook contou com mais de 15 mil milhões de euros. Contas feitas, 48% a mais que em 2010 e metade do previsto pela própria empresa para o próximo ano.

Este é já um negócio em crescimento que já está a ter repercurssões no valor de mercado das empresas.

O Facebook vale hoje mais de 300 mil milhões de euros, a Google mais de 500 mil milhões.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.