sicnot

Perfil

Economia

Google e Facebook faturam 80 mil M€ com dados de utilizadores

© Reuters

Só no ano passado a Google e o Facebook faturaram mais de 80 mil milhões de euros com a venda dos dados dos utilizadores. Endereços eletrónicos, idade, género, tipo de trabalho ou interesses pessoais são alguns dos dados que as redes sociais vendem aos anunciantes.

A estratégia passa por traçar o perfil dos utilizadores da internet. Desde as buscas que fazem aos sites onde vão, tudo permite aos anunciantes dirigir as campanhas para um certo público-alvo.

Só através dos mapas, a Google arrecadou 67 milhões de euros em publicidade, enquanto o Facebook contou com mais de 15 mil milhões de euros. Contas feitas, 48% a mais que em 2010 e metade do previsto pela própria empresa para o próximo ano.

Este é já um negócio em crescimento que já está a ter repercurssões no valor de mercado das empresas.

O Facebook vale hoje mais de 300 mil milhões de euros, a Google mais de 500 mil milhões.

  • Faltam 71 obstetras no SNS e as férias vão agravar a situação
    2:32

    País

    Faltam 71 obstetras no Serviço Nacional de Saúde pelas contas da Ordem dos Médicos. Com o verão e as férias à porta, a Ordem alerta para a eventualidade de, nalgumas regiões, ser preciso transferir os partos mais complicados para unidades onde houver especialistas.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.