sicnot

Perfil

Economia

Google e Facebook faturam 80 mil M€ com dados de utilizadores

© Reuters

Só no ano passado a Google e o Facebook faturaram mais de 80 mil milhões de euros com a venda dos dados dos utilizadores. Endereços eletrónicos, idade, género, tipo de trabalho ou interesses pessoais são alguns dos dados que as redes sociais vendem aos anunciantes.

A estratégia passa por traçar o perfil dos utilizadores da internet. Desde as buscas que fazem aos sites onde vão, tudo permite aos anunciantes dirigir as campanhas para um certo público-alvo.

Só através dos mapas, a Google arrecadou 67 milhões de euros em publicidade, enquanto o Facebook contou com mais de 15 mil milhões de euros. Contas feitas, 48% a mais que em 2010 e metade do previsto pela própria empresa para o próximo ano.

Este é já um negócio em crescimento que já está a ter repercurssões no valor de mercado das empresas.

O Facebook vale hoje mais de 300 mil milhões de euros, a Google mais de 500 mil milhões.

  • Cágado tratado com implante impresso em 3D
    2:26
  • Patrões não aceitam alterações ao acordo de concertação social
    2:25

    Economia

    As confederações patronais foram esta sexta-feira ao Palácio de Belém dizer ao Presidente da República que não aceitam que o Parlamento faça alterações ao acordo de concertação social. Os patrões dizem ainda ter esperança que o Parlamento não chumbe o decreto-lei que reduz a TSU das empresas com salários mínimos.