sicnot

Perfil

Economia

Maioria dos bancos fechados na Rússia lavava dinheiro

A grande maioria dos 279 bancos da Rússia que foram fechados nos últimos três anos pelas autoridades fazia lavagem de dinheiro, disse esta terça-feira a presidente do banco central russo, Elvira Nabiullina.

Salientando o progresso que tem sido alcançado no país no combate às ligações entre o setor financeiro e o crime organizado, Nabiullina lembrou que o banco central tem feito vistorias aos principais bancos do país e acelerou as inspeções desde a crise cambial de 2014 e a recessão económica daí resultante, tentando fechar os piores e mais probemáticos bancos.

No final de uma reunião com o Presidente russo, Vladimir Putin, a banqueira central disse, citada pela AFP, que foram fechados 279 bancos nos últimos três anos, incluindo 68 já este ano, permanecendo ainda em funcionamento 650 bancos no país.

"Em 70% dos casos de bancos que fecharam nos últimos três anos, isso aconteceu devido ao não cumprimento da lei contra a lavagem de dinheiro e rendas ilegais", apontou.

Lusa

  • "O PSD não é o bombeiro de serviço desta geringonça"
    1:09

    TSU

    O líder da bancada social-democrata avisa os partidos da esquerda para que tenham o caso da TSU como exemplo e não voltem a usar o PSD como muleta em situações em que não estejam de acordo com o Governo, como pode vir a acontecer com as PPP no setor da saúde. Luís Montenegro foi entrevistado esta manhã na SIC Notícias.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.