sicnot

Perfil

Economia

Maioria dos bancos fechados na Rússia lavava dinheiro

A grande maioria dos 279 bancos da Rússia que foram fechados nos últimos três anos pelas autoridades fazia lavagem de dinheiro, disse esta terça-feira a presidente do banco central russo, Elvira Nabiullina.

Salientando o progresso que tem sido alcançado no país no combate às ligações entre o setor financeiro e o crime organizado, Nabiullina lembrou que o banco central tem feito vistorias aos principais bancos do país e acelerou as inspeções desde a crise cambial de 2014 e a recessão económica daí resultante, tentando fechar os piores e mais probemáticos bancos.

No final de uma reunião com o Presidente russo, Vladimir Putin, a banqueira central disse, citada pela AFP, que foram fechados 279 bancos nos últimos três anos, incluindo 68 já este ano, permanecendo ainda em funcionamento 650 bancos no país.

"Em 70% dos casos de bancos que fecharam nos últimos três anos, isso aconteceu devido ao não cumprimento da lei contra a lavagem de dinheiro e rendas ilegais", apontou.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.