sicnot

Perfil

Economia

Maioria dos bancos fechados na Rússia lavava dinheiro

A grande maioria dos 279 bancos da Rússia que foram fechados nos últimos três anos pelas autoridades fazia lavagem de dinheiro, disse esta terça-feira a presidente do banco central russo, Elvira Nabiullina.

Salientando o progresso que tem sido alcançado no país no combate às ligações entre o setor financeiro e o crime organizado, Nabiullina lembrou que o banco central tem feito vistorias aos principais bancos do país e acelerou as inspeções desde a crise cambial de 2014 e a recessão económica daí resultante, tentando fechar os piores e mais probemáticos bancos.

No final de uma reunião com o Presidente russo, Vladimir Putin, a banqueira central disse, citada pela AFP, que foram fechados 279 bancos nos últimos três anos, incluindo 68 já este ano, permanecendo ainda em funcionamento 650 bancos no país.

"Em 70% dos casos de bancos que fecharam nos últimos três anos, isso aconteceu devido ao não cumprimento da lei contra a lavagem de dinheiro e rendas ilegais", apontou.

Lusa

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".