sicnot

Perfil

Economia

Risco de segundo resgate para Portugal é "baixo"

Para a agência de notação financeira Moody's, "é improvável" que Portugal precise de um novo resgate nos tempos mais próximos. Mas o frágil setor bancário continua a ser um risco.

A Moody's diz que o risco de Portugal precisar de um segundo resgate "não pode ser completamente descartado", mas acrescenta que a posição de financiamento do país é "muito confortável".

Ainda assim, o frágil setor bancário continua a ser um risco para o governo. Apesar do acordo entre a Comissão Europeia e Portugal,
que prevê uma injeção de 2700 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos, a agência de rating não vê com bons olhos essa recapitalização e continua a traçar um cenário sombrio para o país.

A Moody's classifica a dívida bancária portuguesa com um rating de lixo, Ba1, desde julho de 2014, e não tem prevista qualquer atualização para este ano.

  • Se o país voltar a sofrer um "mal maior" será por "ato deliberado" do Governo
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que se o país tiver de recorrer novamente a um resgate financeiro, será por ato deliberado do Governo. No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, sem nunca se referir às declarações do ministro das Finanças e sem nunca referir a palavra resgate, Passos Coelho defendeu que quem já passou por um "mal maior" não pode voltar a aceitar ingenuidades, distrações e incompetência.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.