sicnot

Perfil

Economia

Risco de segundo resgate para Portugal é "baixo"

Para a agência de notação financeira Moody's, "é improvável" que Portugal precise de um novo resgate nos tempos mais próximos. Mas o frágil setor bancário continua a ser um risco.

A Moody's diz que o risco de Portugal precisar de um segundo resgate "não pode ser completamente descartado", mas acrescenta que a posição de financiamento do país é "muito confortável".

Ainda assim, o frágil setor bancário continua a ser um risco para o governo. Apesar do acordo entre a Comissão Europeia e Portugal,
que prevê uma injeção de 2700 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos, a agência de rating não vê com bons olhos essa recapitalização e continua a traçar um cenário sombrio para o país.

A Moody's classifica a dívida bancária portuguesa com um rating de lixo, Ba1, desde julho de 2014, e não tem prevista qualquer atualização para este ano.

  • Se o país voltar a sofrer um "mal maior" será por "ato deliberado" do Governo
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que se o país tiver de recorrer novamente a um resgate financeiro, será por ato deliberado do Governo. No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, sem nunca se referir às declarações do ministro das Finanças e sem nunca referir a palavra resgate, Passos Coelho defendeu que quem já passou por um "mal maior" não pode voltar a aceitar ingenuidades, distrações e incompetência.

  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma explosão seguida de incêndio, de causas ainda desconhecidas, este domingo à noite em Leicester, Inglaterra, foi classificada pela polícia local como um "grande incidente", que está a ser encarado como uma "operação de busca e salvamento".

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39