sicnot

Perfil

Economia

Um quinto dos impostos sobre produtos em 2014 veio dos combustíveis

Os combustíveis representaram um quinto da receita do Estado com impostos sobre produtos em 2014. No total, a receita ultrapassou os 4 mil milhões de euros. Esta é a principal conclusão de um estudo feito em parceria entre o centro de empreendedorismo Audax e o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

O estudo realça que, em termos de receita, o setor dos combustíveis foi o mais lucrativo e lembra que o valor não inclui o aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos que aconteceu no início deste ano.

Os investigadores estimam, por isso, que o peso do setor ainda venha a aumentar num futuro próximo.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.