sicnot

Perfil

Economia

Um quinto dos impostos sobre produtos em 2014 veio dos combustíveis

Os combustíveis representaram um quinto da receita do Estado com impostos sobre produtos em 2014. No total, a receita ultrapassou os 4 mil milhões de euros. Esta é a principal conclusão de um estudo feito em parceria entre o centro de empreendedorismo Audax e o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

O estudo realça que, em termos de receita, o setor dos combustíveis foi o mais lucrativo e lembra que o valor não inclui o aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos que aconteceu no início deste ano.

Os investigadores estimam, por isso, que o peso do setor ainda venha a aumentar num futuro próximo.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.