sicnot

Perfil

Economia

A resposta do ministro que lançou a polémica sobre um segundo resgate

A resposta do ministro que lançou a polémica sobre um segundo resgate

A polémica sobre o eventual risco de um novo programa de assistência financeira a Portugal surgiu na sequência de uma entrevista de Mário Centeno a uma televisão económica dos Estados Unidos. Quando a jornalista lhe perguntou se fará o que for preciso para evitar um novo resgate, o ministro das Finanças respondeu sem recusar de imediato essa hipótese e abriu espaço às críticas da oposição.

  • Costa diz que é mais fácil encontrar Pokémons do que o diabo
    1:50

    Economia

    O primeiro-ministro diz que não tem qualquer cabimento falar na possibilidade de um novo resgate financeiro a Portugal. Numa indireta ao PSD, António Costa sugere que quem anda à procura do "diabo", faria melhor em dedicar-se à caça de Pokémons e corrige o deslize do ministro das Finanças.

  • Segundo resgate a Portugal é uma "não notícia"
    0:36

    Economia

    António Costa diz que o tema de um possível segundo resgate a Portugal é uma "não notícia". O primeiro-ministro comentou esta quarta-feira a resposta que a agência de rating DBRS deu à SIC, onde afastou a necessidade de um novo pedido de resgate.

  • Passos não comenta acusações de António Costa
    0:28

    País

    Em reação a António Costa, o líder o PSD recusa-se a comentar que o partido ande à caça de Pokémons, tal como disse esta manhã o primeiro-ministro. Relativamente à possibilidade de um novo resgate, Passos Coelho rejeita que tal hipótese deva ser considerada.

  • DBRS não vê necessidade de um novo resgate

    Economia

    A agência de notação financeira DBRS considera que um pedido de resgate pode ser necessário se reforçar a capacidade de um governo, e não especificamente do executivo português, de dar resposta aos pagamentos de dívida que tem em agenda. Em resposta a várias questões enviadas pela SIC, por email, a agência diz que essa hipótese poderia mesmo ser positiva em termos de crédito.

  • "Mais vale dedicar-se à caça de Pokémons"
    2:05

    Economia

    É o desafio, ainda que indireto, de António Costa a Passos Coelho. Reagindo aos eventuais riscos de um novo resgate, o primeiro-ministro garantiu que ninguém vai conseguir encontrar o diabo anunciado pelo líder do PSD.

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.