sicnot

Perfil

Economia

"Não aceito que leite seja vendido mais barato que água"

"Não aceito que leite seja vendido mais barato que água"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reafirmou o apoio de Bruxelas aos agricultores, no discurso do estado da União.

"O setor leiteiro foi afetado pelo embargo da Rússia e a Comissão Europeia mobilizou montantes significativos para ajudar os agricultores", disse Juncker. "Não aceito que o leite seja vendido a um preço mais baixo do que a água", adiantou.

Portugal vai receber um montante que atinge quase os quatro milhões de euros. Esta verba faz parte da primeira tranche de apoios de Bruxelas, no valor global de 350 milhões de euros, que será repartida pelos 28 Estados-Membros.

Uma segunda tranche, no valor de 150 milhões, será utilizada para premiar os produtores que aceitarem reduzir a produção.

Com Lusa

  • Juncker lamenta Brexit mas diz que UE não está em risco
    0:34

    Economia

    O presidente da Comissão Europeia admite que a União Europeia está a travessar uma crise mas garante que não está em risco. No discurso da União, em Estrasburgo, Jean Claude Juncker voltou a lamentar o Brexit mas espera agora que o processo se conclua o mais rápido possível.

  • Ministro da Agricultura diz que é preciso "domesticar" o mercado do leite
    2:13

    Economia

    O ministro da Agricultura diz que é preciso "domesticar" o mercado da produção de leite e, por isso, o governo prepara-se para disponibilizar um conjunto de verbas aos produtores portugueses, penalizados pelo fim das cotas leiteiras na Europa. É a resposta de Capoulas Santos às pretensões dos produtores que, esta manhã, protestaram à porta da AGROSEMANA, a Feira Agrícola da AGROS.

  • Governo admite que pacote de ajuda da UE para o setor leiteiro pode não ser suficiente
    1:26

    Economia

    Em conselho de ministros, Capoulas Santos afirmou que o pacote de ajuda da União Europeia para os produtores de leite é o mais generoso mas admite que pode ser insuficiente. O ministro da Agricultura explicou que os produtores do continente podem receber até 90 euros por cada vaca. O governo aprovou também uma nova legislação que acelera o licenciamento das aquiculturas com o objetivo de duplicar o número de explorações de viveiros de aquicultura até 2020.

  • Agricultores em protesto contra a redução do preço do leite
    1:39

    País

    Os agricultores da região de Aveiro fizeram uma marcha lenta de tratores contra a redução do preço do leite. Os produtores queixam-se do fim do sistema de quotas e das grandes superfícies. A marcha juntou perto de 40 tratores para exigir melhores preços. O Governo já anunciou um reforço das ajudas ao sector.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11