sicnot

Perfil

Economia

"Não aceito que leite seja vendido mais barato que água"

"Não aceito que leite seja vendido mais barato que água"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reafirmou o apoio de Bruxelas aos agricultores, no discurso do estado da União.

"O setor leiteiro foi afetado pelo embargo da Rússia e a Comissão Europeia mobilizou montantes significativos para ajudar os agricultores", disse Juncker. "Não aceito que o leite seja vendido a um preço mais baixo do que a água", adiantou.

Portugal vai receber um montante que atinge quase os quatro milhões de euros. Esta verba faz parte da primeira tranche de apoios de Bruxelas, no valor global de 350 milhões de euros, que será repartida pelos 28 Estados-Membros.

Uma segunda tranche, no valor de 150 milhões, será utilizada para premiar os produtores que aceitarem reduzir a produção.

Com Lusa

  • Juncker lamenta Brexit mas diz que UE não está em risco
    0:34

    Economia

    O presidente da Comissão Europeia admite que a União Europeia está a travessar uma crise mas garante que não está em risco. No discurso da União, em Estrasburgo, Jean Claude Juncker voltou a lamentar o Brexit mas espera agora que o processo se conclua o mais rápido possível.

  • Ministro da Agricultura diz que é preciso "domesticar" o mercado do leite
    2:13

    Economia

    O ministro da Agricultura diz que é preciso "domesticar" o mercado da produção de leite e, por isso, o governo prepara-se para disponibilizar um conjunto de verbas aos produtores portugueses, penalizados pelo fim das cotas leiteiras na Europa. É a resposta de Capoulas Santos às pretensões dos produtores que, esta manhã, protestaram à porta da AGROSEMANA, a Feira Agrícola da AGROS.

  • Governo admite que pacote de ajuda da UE para o setor leiteiro pode não ser suficiente
    1:26

    Economia

    Em conselho de ministros, Capoulas Santos afirmou que o pacote de ajuda da União Europeia para os produtores de leite é o mais generoso mas admite que pode ser insuficiente. O ministro da Agricultura explicou que os produtores do continente podem receber até 90 euros por cada vaca. O governo aprovou também uma nova legislação que acelera o licenciamento das aquiculturas com o objetivo de duplicar o número de explorações de viveiros de aquicultura até 2020.

  • Agricultores em protesto contra a redução do preço do leite
    1:39

    País

    Os agricultores da região de Aveiro fizeram uma marcha lenta de tratores contra a redução do preço do leite. Os produtores queixam-se do fim do sistema de quotas e das grandes superfícies. A marcha juntou perto de 40 tratores para exigir melhores preços. O Governo já anunciou um reforço das ajudas ao sector.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.