sicnot

Perfil

Economia

Portugal regressa hoje ao mercado para arrecadar até 1.000 M€

Portugal regressa hoje ao mercado de dívida com uma emissão de obrigações de longo prazo, esperando arrecadar entre 750 e 1.000 milhões de euros, revelou a Agência de Gestão da Tesouraria e do Dívida Pública (IGCP).

"O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 14 de setembro pelas 10:30 horas dois leilões das OT [Obrigações do Tesouro] com maturidade em 25 de outubro de 2023 e 15 de abril de 2037, com um montante indicativo global entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões de euros", informou a entidade numa nota enviada às redações na semana passada.

Na emissão a sete anos, que vence em outubro de 2023, o cupão anunciado é de 4,95%, ao passo que na emissão com maturidade mais longa o cupão é de 4,1%.

No último dia de agosto, Portugal emitiu 1.000 milhões de euros em obrigações a cinco e a 10 anos, conseguindo uma taxa de juro ligeiramente mais baixa na emissão de maturidade mais longa.

De acordo com a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na agência de informação financeira Bloomberg, Portugal colocou no mercado 550 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a 10 anos, com uma taxa de juro de 3,027%, mais baixa do que a emissão realizada em julho.

Quanto ao leilão de Obrigações do Tesouro a cinco anos, foram emitidos 450 milhões de euros com um juro de 1,870%, uma taxa ligeiramente mais alta do que a emissão que teve lugar em junho.

Lusa

  • Marcelo e Costa unidos contra contagem do tempo integral de serviço
    2:45

    País

    Em menos de 24 horas, o Presidente da República e o primeiro-ministro deram publicamente sinais de que estão unidos contra a contagem de todo o tempo de serviço de professores e outros agentes do Estado para efeitos salariais. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa disseram que essa possibilidade é uma ilusão e que o país não tem condições para voltar aos níveis anteriores à crise.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.