sicnot

Perfil

Economia

Londres dá luz verde a projeto de central nuclear da francesa EDF

O governo britânico informou esta quinta-feira ter aprovado condicionalmente o controverso projeto da central nuclear de Hinkley Point, que vai ser operada pela francesa EDF, com o apoio de uma empresa chinesa.

"Decidimos construir a primeira central nuclear uma geração depois", explicou o ministro das Empresas e Energia, Greg Clark, em comunicado, indicando que medidas adicionais vão ser introduzidas no projeto inicial para permitir "melhorar a segurança".

A central de Hinkley Point, com dois reatores, vai ser a primeira a ser construída no Reino Unido desde 1995 e a primeira em todo o mundo desde o acidente nuclear de Fukushima, no Japão, em 2011.

O projeto de 21,2 mil milhões de euros é apoiado pelo Estado francês, que detém 85% da EDF e vê o projeto como crucial para a viabilidade da indústria nuclear da França a longo prazo.

A China tem uma fatia de um terço em Hinkley Point, tendo analistas advertido o Reino Unido que arriscava a sua relação com a segunda economia mundial caso cancelasse o projeto.

Os reatores vão cobrir até 7% das necessidades energéticas do Reino Unido, ajudando, em paralelo, o governo a alcançar as suas metas no domínio da emissão de gases poluentes para combater as alterações climáticas.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.