sicnot

Perfil

Economia

Produtores de leite podem pedir apoio de 14 cêntimos por litro a partir de 3ª feira

Os produtores de leite que reduzam voluntariamente a produção podem candidatar-se, a partir de terça-feira, ao pagamento de um subsídio especial de compensação de 14 cêntimos por litro de leite, segundo um despacho publicado em Diário da República.

O apoio destina-se a "ajudar os produtores que voluntariamente se empenhem a contribuir para encontrar um novo equilíbrio no contexto da grave situação atual do mercado", atribuindo 14 cêntimos por litro de leite voluntariamente reduzido face ao período de referência.

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, "os produtores podem escolher o trimestre de 2015 que servirá de referência e receber o subsídio pela diferença negativa entre o que produziram nesse período de 2015 e o que produziram no período homólogo de 2016".

Entre as medidas de apoio aos produtores de leite que o Governo aprovou incluem-se ainda: pagamento de um prémio suplementar de 45.00 euros por vaca, pagamento de um prémio extraordinário de mais 45.00 euros/vaca, acumulável com o anterior, obrigatoriedade de indicação da origem no rótulo do leite, isenção do pagamento de 50% das contribuições para a segurança social, criação de uma linha de crédito para encargos de tesouraria, alocação de um apoio no valor de dois milhões de euros para ajuda ao consumo de leite escolar.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.