sicnot

Perfil

Economia

Produtores de leite podem pedir apoio de 14 cêntimos por litro a partir de 3ª feira

Os produtores de leite que reduzam voluntariamente a produção podem candidatar-se, a partir de terça-feira, ao pagamento de um subsídio especial de compensação de 14 cêntimos por litro de leite, segundo um despacho publicado em Diário da República.

O apoio destina-se a "ajudar os produtores que voluntariamente se empenhem a contribuir para encontrar um novo equilíbrio no contexto da grave situação atual do mercado", atribuindo 14 cêntimos por litro de leite voluntariamente reduzido face ao período de referência.

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, "os produtores podem escolher o trimestre de 2015 que servirá de referência e receber o subsídio pela diferença negativa entre o que produziram nesse período de 2015 e o que produziram no período homólogo de 2016".

Entre as medidas de apoio aos produtores de leite que o Governo aprovou incluem-se ainda: pagamento de um prémio suplementar de 45.00 euros por vaca, pagamento de um prémio extraordinário de mais 45.00 euros/vaca, acumulável com o anterior, obrigatoriedade de indicação da origem no rótulo do leite, isenção do pagamento de 50% das contribuições para a segurança social, criação de uma linha de crédito para encargos de tesouraria, alocação de um apoio no valor de dois milhões de euros para ajuda ao consumo de leite escolar.

Lusa

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote-pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à margem norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Em atualização

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.