sicnot

Perfil

Economia

Produtores de leite podem pedir apoio de 14 cêntimos por litro a partir de 3ª feira

Os produtores de leite que reduzam voluntariamente a produção podem candidatar-se, a partir de terça-feira, ao pagamento de um subsídio especial de compensação de 14 cêntimos por litro de leite, segundo um despacho publicado em Diário da República.

O apoio destina-se a "ajudar os produtores que voluntariamente se empenhem a contribuir para encontrar um novo equilíbrio no contexto da grave situação atual do mercado", atribuindo 14 cêntimos por litro de leite voluntariamente reduzido face ao período de referência.

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, "os produtores podem escolher o trimestre de 2015 que servirá de referência e receber o subsídio pela diferença negativa entre o que produziram nesse período de 2015 e o que produziram no período homólogo de 2016".

Entre as medidas de apoio aos produtores de leite que o Governo aprovou incluem-se ainda: pagamento de um prémio suplementar de 45.00 euros por vaca, pagamento de um prémio extraordinário de mais 45.00 euros/vaca, acumulável com o anterior, obrigatoriedade de indicação da origem no rótulo do leite, isenção do pagamento de 50% das contribuições para a segurança social, criação de uma linha de crédito para encargos de tesouraria, alocação de um apoio no valor de dois milhões de euros para ajuda ao consumo de leite escolar.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.