sicnot

Perfil

Economia

TAP promete discutir com trabalhadores novas medidas de viabilidade

A TAP prometeu esta segunda-feira discutir com os trabalhadores novas medidas que sejam equacionadas para melhorar a viabilidade da companhia aérea, garantindo que "nenhum caminho" do programa de poupança proposto pela consultora Boston Consulting foi ainda aprovado.

Num esclarecimento enviado aos trabalhadores lê-se que "outras ideias e projetos, no âmbito do programa de modernização e transformação da TAP, serão amplamente discutidos com os colaboradores e estruturas representativas, para que, em conjunto, se encontrem soluções de melhoria do serviço para os passageiros, contribuindo para a sustentabilidade e viabilidade da empresa".

No projeto "Transformar a TAP numa companhia aérea mais eficiente", a que a Lusa teve acesso, a Boston Consulting Group defende que a empresa deve pôr em marcha um "programa ambicioso" para poupar entre 150 a 200 milhões de euros até 2020, identificando vários caminhos para a companhia aérea nacional ser mais competitiva.

A consultora considera que os custos da TAP estão numa boa posição quando comparados com as companhias de bandeira, mas precisa de ser mais eficiente para competir com as de baixo custo (low cost).

Hoje, a administração da companhia refere a necessidade de "continuar este esforço de transformação da TAP e de melhoria da sua eficiência" para sobreviver "num mercado cada vez mais competitivo".

"O estudo referido pela imprensa é um documento exploratório inicial comparativo da TAP com o mercado; nenhum caminho ou ideia foi ainda aprovado. Tratando-se de um estudo comparativo são levantadas hipóteses, algumas sem aplicabilidade na realidade da TAP", lê-se no esclarecimento aos trabalhadores.

Em julho, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Fernando Pinto, tinha informado os trabalhadores de que a consultora Boston Consulting Group tinha sido selecionada, através de um concurso internacional, "para identificar as boas práticas internacionais que servirão à TAP de referência, em particular no que diz respeito à eficácia, eficiência e agilidade operacionais".

Um mês depois, o primeiro diagnóstico aponta as "oportunidades" para reduzir os custos da transportadora, sendo que um terço da poupança, entre 50 e 70 milhões de euros, é alcançado na categoria dos pilotos e tripulantes, com a renegociação de acordos de empresa e o ajustamento do número de assistentes de bordo ao mínimo exigido por voo.

A segunda maior poupança proposta pela consultora, num valor entre os 40 e os 65 milhões de euros, resultaria de cortes nos serviços aos passageiros, como por exemplo no catering (refeições a bordo) e poupanças na área comercial, com a renegociação de taxas e incremento das vendas diretas.

Na análise da consultora também o negócio da Manutenção e Engenharia pode ser mais competitivo do que é, pondo a hipótese de uma maior externalização de serviços, o que permitiria poupanças entre os 20 e os 30 milhões de euros.

Ao nível do handling (serviços de assistência em terra), a Boston Consulting consegue uma redução de 10 a 20 milhões de euros até 2020 através da renegociação do contrato com a Groundforce e reforço do self service sobretudo no check-in.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.