sicnot

Perfil

Economia

TAP promete discutir com trabalhadores novas medidas de viabilidade

A TAP prometeu esta segunda-feira discutir com os trabalhadores novas medidas que sejam equacionadas para melhorar a viabilidade da companhia aérea, garantindo que "nenhum caminho" do programa de poupança proposto pela consultora Boston Consulting foi ainda aprovado.

Num esclarecimento enviado aos trabalhadores lê-se que "outras ideias e projetos, no âmbito do programa de modernização e transformação da TAP, serão amplamente discutidos com os colaboradores e estruturas representativas, para que, em conjunto, se encontrem soluções de melhoria do serviço para os passageiros, contribuindo para a sustentabilidade e viabilidade da empresa".

No projeto "Transformar a TAP numa companhia aérea mais eficiente", a que a Lusa teve acesso, a Boston Consulting Group defende que a empresa deve pôr em marcha um "programa ambicioso" para poupar entre 150 a 200 milhões de euros até 2020, identificando vários caminhos para a companhia aérea nacional ser mais competitiva.

A consultora considera que os custos da TAP estão numa boa posição quando comparados com as companhias de bandeira, mas precisa de ser mais eficiente para competir com as de baixo custo (low cost).

Hoje, a administração da companhia refere a necessidade de "continuar este esforço de transformação da TAP e de melhoria da sua eficiência" para sobreviver "num mercado cada vez mais competitivo".

"O estudo referido pela imprensa é um documento exploratório inicial comparativo da TAP com o mercado; nenhum caminho ou ideia foi ainda aprovado. Tratando-se de um estudo comparativo são levantadas hipóteses, algumas sem aplicabilidade na realidade da TAP", lê-se no esclarecimento aos trabalhadores.

Em julho, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Fernando Pinto, tinha informado os trabalhadores de que a consultora Boston Consulting Group tinha sido selecionada, através de um concurso internacional, "para identificar as boas práticas internacionais que servirão à TAP de referência, em particular no que diz respeito à eficácia, eficiência e agilidade operacionais".

Um mês depois, o primeiro diagnóstico aponta as "oportunidades" para reduzir os custos da transportadora, sendo que um terço da poupança, entre 50 e 70 milhões de euros, é alcançado na categoria dos pilotos e tripulantes, com a renegociação de acordos de empresa e o ajustamento do número de assistentes de bordo ao mínimo exigido por voo.

A segunda maior poupança proposta pela consultora, num valor entre os 40 e os 65 milhões de euros, resultaria de cortes nos serviços aos passageiros, como por exemplo no catering (refeições a bordo) e poupanças na área comercial, com a renegociação de taxas e incremento das vendas diretas.

Na análise da consultora também o negócio da Manutenção e Engenharia pode ser mais competitivo do que é, pondo a hipótese de uma maior externalização de serviços, o que permitiria poupanças entre os 20 e os 30 milhões de euros.

Ao nível do handling (serviços de assistência em terra), a Boston Consulting consegue uma redução de 10 a 20 milhões de euros até 2020 através da renegociação do contrato com a Groundforce e reforço do self service sobretudo no check-in.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16