sicnot

Perfil

Economia

Assembleia-geral do BPI aprova desblindagem dos estatutos

© Rafael Marchante / Reuters

Está aberto o caminho à Oferta Pública de Aquisição lançada pelo Caixabank.

Os acionistas do BPI aprovaram hoje a proposta de desblindagem dos estatutos do banco, pondo fim à limitação dos direitos de voto, o que condicionava o sucesso da OPA lançada pelo maior acionista, o CaixaBank.

A informação foi avançada aos jornalistas por alguns acionistas do BPI à saída da assembleia-geral, que começou cerca das 10:30 na Fundação de Serralves, no Porto, e terminou menos de uma hora depois.

O Caixabank já é dono de 45% do BPI.

Isabel dos Santos, que detém cerca de 20% do banco através da Santoro, estava a bloquear o negócio, mas na reunião de acionistas desta manhã terá decidido abster-se na votação. Poderá ter sido determinante a proposta da administração do BPI, que ontem revelou que propôs vender 2% do Banco de Fomento de Angola à Unitel, de Isabel dos Santos, que fica assim com o controlo da instituição angolana.

Com Lusa

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote-pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à margem norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Em atualização

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.