sicnot

Perfil

Economia

Assembleia-geral do BPI aprova desblindagem dos estatutos

© Rafael Marchante / Reuters

Está aberto o caminho à Oferta Pública de Aquisição lançada pelo Caixabank.

Os acionistas do BPI aprovaram hoje a proposta de desblindagem dos estatutos do banco, pondo fim à limitação dos direitos de voto, o que condicionava o sucesso da OPA lançada pelo maior acionista, o CaixaBank.

A informação foi avançada aos jornalistas por alguns acionistas do BPI à saída da assembleia-geral, que começou cerca das 10:30 na Fundação de Serralves, no Porto, e terminou menos de uma hora depois.

O Caixabank já é dono de 45% do BPI.

Isabel dos Santos, que detém cerca de 20% do banco através da Santoro, estava a bloquear o negócio, mas na reunião de acionistas desta manhã terá decidido abster-se na votação. Poderá ter sido determinante a proposta da administração do BPI, que ontem revelou que propôs vender 2% do Banco de Fomento de Angola à Unitel, de Isabel dos Santos, que fica assim com o controlo da instituição angolana.

Com Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10