sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas regressa a proposta de roaming sem limites

A Comissão Europeia voltou hoje à proposta de uma utilização de roaming sem limites no espaço da União Europeia (UE), mantendo salvaguardas para as operadoras.

"Não iremos impor quaisquer limites na duração ou no número de dias que podem usados [pelos viajantes] sem taxas de roaming, mas decidimos impor salvaguardas claras no que respeita à residência", disse o comissário europeu para o Mercado Único Digital, Andrus Ansip.

Sublinhando que "o roaming é para os viajantes", Bruxelas quer, numa proposta formal a apresentar em dezembro, prever "salvaguardas contra abusos baseados na residência ou ligações permanentes a um país da UE".

Assim, as operadoras poderão - entre outras medidas - comparar o tráfego doméstico ao de roaming ou a subscrição e uso sequencial de múltiplos cartões SIM pelo mesmo cliente em roaming.

A primeira proposta apresentada pela 'Comissão Juncker' no passado dia 06 previa um limite de 90 dias por ano ao uso do roaming sem taxas adicionais.

Hoje, na reunião do colégio de comissários, foi discutida um projeto de proposta que permita aos viajantes de um Estado-membro usarem o seu cartão SIM noutro país do bloco europeu nas mesmas condições em que o fariam em casa.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.