sicnot

Perfil

Economia

Emprego na região Norte cresce no segundo trimestre

O crescimento do emprego na região Norte do país acentuou-se no segundo trimestre de 2016, registando-se uma subida homóloga de 1,1%, equivalente a mais cerca de 17 mil pessoas empregadas, revela o relatório Norte Conjuntura da CCDR-N.

"Região do Norte cresce no emprego e recua na taxa de desemprego", indica, em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pelo relatório trimestral.

No segundo trimestre de 2016 foi registada uma subida no emprego na região de 1,1%, depois de no trimestre anterior ter crescido "apenas marginalmente" 0,1%, acrescenta.

Os ramos de atividade que, em termos homólogos, mais impulsionaram o crescimento do emprego na região continuaram a ser, segundo a CCDR-N, as atividades da saúde humana e apoio social, com mais cerca de 14 mil empregados do que um ano antes, para uma variação homóloga de 12,5%.

Este crescimento do emprego é explicado "sobretudo pelo aumento do número de trabalhadores empregados por conta de outrem com contrato sem termo (+3,2%, representado mais 32 mil pessoas).

Os dados revelam ainda que esta subida se ficou a dever "unicamente ao emprego masculino (variação homóloga de 3,0%)", sendo ainda motivado pelo emprego de "indivíduos com escolaridade ao nível do ensino superior (variação homóloga de 9,1%, contra 5,9% no trimestre anterior)".

A par da subida do emprego na região, o relatório dá conta de uma "descida acentuada da taxa de desemprego, com cerca de menos 35 mil pessoas desempregadas".

"Este indicador recuou para o valor mínimo dos últimos seis anos e meio, fixando-se em 11,6% (registo que compara com 13,3 % no trimestre anterior e com 13,4 % no período homólogo do ano transato) ", indica a CCDR-N.

De acordo com o relatório, a descida da taxa de desemprego entre trimestres consecutivos "fez-se sentir de modo bastante generalizado, mas foi particularmente sentida entre os jovens de menos de 25 anos, entre os homens e entre os trabalhadores habilitados com escolaridade ao nível do ensino superior".

Os municípios que mais contribuíram para a descida do desemprego no Norte foram Vila Nova de Gaia (com uma redução de cerca de -1260 desempregados inscritos, correspondentes a uma variação homóloga de -4,8%) e Guimarães (com cerca de -1220 desempregados inscritos, para uma variação homóloga de -11,9%).

O relatório destaca ainda que os meses de abril, maio e junho deste ano ficaram marcados pela "evolução positiva da generalidade dos indicadores relacionados com o consumo privado, com a ocupação dos estabelecimentos hoteleiros e com as exportações, mantendo-se o Norte de Portugal como a região que mais impulsiona as exportações nacionais".

"O Norte continuou, no segundo trimestre de 2016, a afirmar-se como a região que mais impulsiona as exportações nacionais, sem contudo conseguir evitar a quebra no valor total das exportações portuguesas", assinala.

O crescimento nominal das exportações da Região do Norte continuou a dever-se unicamente às exportações para a União Europeia, as quais alcançaram uma variação homóloga de 11,5%.

Por produtos, o principal contributo para o crescimento nominal das exportações do termos homólogos, foi "uma vez mais assegurado pelas exportações da fileira automóvel".

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.