sicnot

Perfil

Economia

Emprego na região Norte cresce no segundo trimestre

O crescimento do emprego na região Norte do país acentuou-se no segundo trimestre de 2016, registando-se uma subida homóloga de 1,1%, equivalente a mais cerca de 17 mil pessoas empregadas, revela o relatório Norte Conjuntura da CCDR-N.

"Região do Norte cresce no emprego e recua na taxa de desemprego", indica, em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pelo relatório trimestral.

No segundo trimestre de 2016 foi registada uma subida no emprego na região de 1,1%, depois de no trimestre anterior ter crescido "apenas marginalmente" 0,1%, acrescenta.

Os ramos de atividade que, em termos homólogos, mais impulsionaram o crescimento do emprego na região continuaram a ser, segundo a CCDR-N, as atividades da saúde humana e apoio social, com mais cerca de 14 mil empregados do que um ano antes, para uma variação homóloga de 12,5%.

Este crescimento do emprego é explicado "sobretudo pelo aumento do número de trabalhadores empregados por conta de outrem com contrato sem termo (+3,2%, representado mais 32 mil pessoas).

Os dados revelam ainda que esta subida se ficou a dever "unicamente ao emprego masculino (variação homóloga de 3,0%)", sendo ainda motivado pelo emprego de "indivíduos com escolaridade ao nível do ensino superior (variação homóloga de 9,1%, contra 5,9% no trimestre anterior)".

A par da subida do emprego na região, o relatório dá conta de uma "descida acentuada da taxa de desemprego, com cerca de menos 35 mil pessoas desempregadas".

"Este indicador recuou para o valor mínimo dos últimos seis anos e meio, fixando-se em 11,6% (registo que compara com 13,3 % no trimestre anterior e com 13,4 % no período homólogo do ano transato) ", indica a CCDR-N.

De acordo com o relatório, a descida da taxa de desemprego entre trimestres consecutivos "fez-se sentir de modo bastante generalizado, mas foi particularmente sentida entre os jovens de menos de 25 anos, entre os homens e entre os trabalhadores habilitados com escolaridade ao nível do ensino superior".

Os municípios que mais contribuíram para a descida do desemprego no Norte foram Vila Nova de Gaia (com uma redução de cerca de -1260 desempregados inscritos, correspondentes a uma variação homóloga de -4,8%) e Guimarães (com cerca de -1220 desempregados inscritos, para uma variação homóloga de -11,9%).

O relatório destaca ainda que os meses de abril, maio e junho deste ano ficaram marcados pela "evolução positiva da generalidade dos indicadores relacionados com o consumo privado, com a ocupação dos estabelecimentos hoteleiros e com as exportações, mantendo-se o Norte de Portugal como a região que mais impulsiona as exportações nacionais".

"O Norte continuou, no segundo trimestre de 2016, a afirmar-se como a região que mais impulsiona as exportações nacionais, sem contudo conseguir evitar a quebra no valor total das exportações portuguesas", assinala.

O crescimento nominal das exportações da Região do Norte continuou a dever-se unicamente às exportações para a União Europeia, as quais alcançaram uma variação homóloga de 11,5%.

Por produtos, o principal contributo para o crescimento nominal das exportações do termos homólogos, foi "uma vez mais assegurado pelas exportações da fileira automóvel".

Lusa

  • Denis Cheryshev: o orgulho dos anfitriões

    Mundial 2018 / Rússia

    O avançado Denis Cheryshev foi eleito o Homem do Jogo entre Rússia e Egito, que os russos venceram por 3-1. Marcou o segundo golo dos anfitriões, o terceiro em nome próprio no Mundial e juntou-se a Cristiano Ronaldo no topo da lista de melhores marcadores. Aos 27 anos e a jogar o primeiro Mundial da carreira, Cheryshev continua a assumir-se como um dos principais rostos da esperança russa para o sucesso desta campanha. Depois de já ter sido o melhor em campo no triunfo sobre a Arábia Saudita, a nação anfitriã vê-o como uma espécie de porta-estandarte do orgulho russo na defesa da pátria.

  • Gato Achilles acerta no resultado do Rússia-Egito

    Desporto

    O gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. Depois de ter acertado na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita, o felino voltou a apostar na equipa certa, com os russos a vencerem esta terça-feira o Egipto por 3-1.

  • Os momentos que marcaram o 6.º dia de Mundial
    0:58
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O espetáculo fora das quatro linhas
    2:30
  • "Quando o Cristiano Ronaldo te convidar para almoçar, recusa"

    Desporto

    Na possibilidade de ser convidado por Cristiano Ronaldo para um almoço ou jantar, recuse. Este é o conselho de Patrice Evra, que revelou o "sofrimento" que passou quando aceitou almoçar em casa do capitão da seleção nacional, na altura em que ambos jogavam pelo Manchester United. O jogador francês falou sobre a comida "demasiado saudável" e o exercício que acabou por ter de fazer, enquanto podia estar a descansar.

    SIC

  • "Quero ir com a minha tia", o desespero das crianças afastadas dos pais nos EUA
    2:11

    Mundo

    A nova política de imigração de Donald Trump está a suscitar reações indignadas. Na fronteira com o México, as crianças refugiadas estão a ser retiradas à força aos pais e levadas para centros de acolhimento. Esta terça-feira, foi divulgado um registo áudio de uma criança a suplicar pelos pais a um dos agentes da polícia fronteiriça.

  • Protecionismo de Trump abala Wall Street

    Economia

    Abalada pela exacerbação das disputas comerciais entre os EUA e a China, a bolsa nova-iorquina encerrou esta terça-feira em baixa, com o seletivo Dow Jones a fechar em queda pela sexta sessão consecutiva.