sicnot

Perfil

Economia

Portugal coloca 2.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com taxas negativas

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Portugal colocou hoje no mercado 2.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com taxas negativas. O montante ultrapassa objectivo inicial em 500 milhões de euros.

Segundo a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na Bloomberg, a 12 meses foram colocados 1.750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) à taxa de juro de -0,014%, mais baixa do que a registada em julho, quando foram colocados 1.360 milhões de euros a uma taxa positiva de 0,038%.

A seis meses, foram colocados 500 milhões de euros em BT à taxa de -0,033%, ainda mais negativa do que a de -0,003% verificada em julho último quando foram colocados 554 milhões de euros.

A procura atingiu 2.795 milhões de euros para os BT a 12 meses, 1,60 vezes superior ao montante colocado, e 1.020 milhões de euros para os BT a seis meses, mais do dobro da oferta.

O IGCP tinha anunciado para hoje dois leilões de BT a seis e 12 meses entre 1.500 milhões de euros e o montante máximo de 1.750 milhões de euros.

Segundo o diretor da gestão de Ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva, "Portugal continua a emitir com sucesso e os investidores continuam a ter apetite por dívida portuguesa".

"A conseguir taxas negativas nos dois prazos, não admira que Portugal tenha aproveitado para emitir 500 milhões de euros a mais do que o que tinha como objetivo, até porque nas últimas semanas houve um agravamento do prémio de risco da dívida portuguesa, sobretudo na dívida mais longa", referiu Filipe Silva.

Com Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".