sicnot

Perfil

Economia

Portugal coloca 2.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com taxas negativas

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Portugal colocou hoje no mercado 2.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com taxas negativas. O montante ultrapassa objectivo inicial em 500 milhões de euros.

Segundo a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na Bloomberg, a 12 meses foram colocados 1.750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) à taxa de juro de -0,014%, mais baixa do que a registada em julho, quando foram colocados 1.360 milhões de euros a uma taxa positiva de 0,038%.

A seis meses, foram colocados 500 milhões de euros em BT à taxa de -0,033%, ainda mais negativa do que a de -0,003% verificada em julho último quando foram colocados 554 milhões de euros.

A procura atingiu 2.795 milhões de euros para os BT a 12 meses, 1,60 vezes superior ao montante colocado, e 1.020 milhões de euros para os BT a seis meses, mais do dobro da oferta.

O IGCP tinha anunciado para hoje dois leilões de BT a seis e 12 meses entre 1.500 milhões de euros e o montante máximo de 1.750 milhões de euros.

Segundo o diretor da gestão de Ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva, "Portugal continua a emitir com sucesso e os investidores continuam a ter apetite por dívida portuguesa".

"A conseguir taxas negativas nos dois prazos, não admira que Portugal tenha aproveitado para emitir 500 milhões de euros a mais do que o que tinha como objetivo, até porque nas últimas semanas houve um agravamento do prémio de risco da dívida portuguesa, sobretudo na dívida mais longa", referiu Filipe Silva.

Com Lusa

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.

  • Pavilhão Carlos Lopes esteve encerrado durante 14 anos
    2:27