sicnot

Perfil

Economia

Portugal tenta hoje arrecadar 1.750 M€ em leilões de Bilhetes de Tesouro

Portugal vai hoje ao mercado para tentar arrecadar até 1.750 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro, a seis e 12 meses, segundo a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).

Os dois leilões das linhas de Bilhetes de Tesouro (BT) realizam-se pelas 10:30 e têm maturidades a 17 de março de 2017 (seis meses) e a 22 de setembro de 2017 (um ano), com um montante indicativo global entre 1.500 milhões e 1.750 milhões de euros.

Em julho, nos últimos leilões de BT comparáveis, Portugal conseguiu colocar 554 milhões de euros a seis meses a uma taxa de juro de -0,003% e 1.360 milhões de euros a 12 meses com uma taxa de juro de 0,038%.

Na altura, o montante colocado superou o montante global indicativo, entre 1.500 e 1.750 milhões de euros e as taxas de colocação foram mais baixas.

Os leilões de hoje já estavam previstos no programa de financiamento do IGCP do terceiro trimestre, sendo que esta é a terceira vez que a agência liderada por Cristina Casalinho vai ao mercado para financiamento de curto prazo desde julho, tendo conseguido arrecadar um total de 3.204 milhões de euros nas duas idas ao mercado anteriores.

Lusa

  • Marcelo reunido com Putin
    0:51

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta manhã reunido com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscovo. No encontro, esteve também presente o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov. A comitiva portuguesa considera que se trata de um encontro importante para as relações internacionais.

  • Chuva, trovoada e temperaturas até 35ºC para o São João

    País

    Os festejos do São João, celebrados na próxima noite de sábado e no domingo vão ser precedidos de aguaceiros, trovoadas e granizo, mas também de temperaturas até 35 graus, disse hoje à Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).