sicnot

Perfil

Economia

Marcelo garante que Portugal cumprirá défice de 2,5% para este ano

Marcelo garante que Portugal cumprirá défice de 2,5% para este ano

O Presidente da República garantiu esta quinta-feira que Portugal vai cumprir os 2,5% do défice das contas públicas, previstos para este ano. Durante um almoço em Nova Iorque, perante investidores norte-americanos, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que o país tem compromissos assumidos que tem de respeitar.

  • PM confiante que défice será inferior a 2,5%

    País

    O primeiro-ministro manifestou-se hoje confiante que o défice deste ano, "com conforto", será inferior a 2,5%, num discurso em que afirmou que o seu Governo, "depois do tempo das urgências", entrou agora na resposta aos bloqueios estruturais. Veja aqui em direto.

  • FMI exige mais austeridade a Portugal

    Economia

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) insiste que são precisas "mais medidas adicionais" para que Portugal cumpra a meta do défice com que se comprometeu para este ano, de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Recomenda que o Governo aplique medidas de austeridade de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 900 milhões de euros, no próximo ano, focando-se nos salários e pensões da função pública.

  • Moscovici avisa que próximos meses são decisivos para Portugal
    1:35

    Economia

    Pierre Moscovici avisa que os próximos meses vão ser decisivos para Portugal mas mostra-se confiante no trabalho das autoridades portuguesas. O comissário europeu para os assuntos económicos admitiu, esta quarta-feira, que Bruxelas possa levantar a suspensão dos fundos estruturais, caso o Governo cumpra a meta do défice.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.