sicnot

Perfil

Economia

Défice cai para 2,8% no 1.º semestre

MÁRIO CRUZ

O défice do Estado ficou em 2,8% do PIB nos primeiros seis meses do ano, uma grande descida em relação ao mesmo período de 2015. O ministro das Finanças garante que o país "está no bom caminho" para cumprir a meta dos 2,2%.

Nas Contas Nacionais Trimestrais Por Setor Institucional relativas ao segundo trimestre do ano, que foram hoje publicadas, o INE refere que, "no conjunto do primeiro semestre de 2016, o saldo das AP [administrações públicas] foi -2,8% do PIB (-4,6% em igual período do ano passado)".

Apesar da redução homóloga verificada, o valor do défice até junho, de 2,8% do PIB, está acima da meta do Governo para este ano, que é 2,2%, e está também ligeiramente acima da estimativa apresentada pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), cujo valor central era de 2,7% de défice na primeira metade do ano.

O ministro das Finanças já garantiu que a meta do défice para este ano vai ser cumprida e que o país está no bom caminho.

Projeção de défice de 2,2% em 2016

Na segunda notificação relativa ao procedimento défices excessivos enviada pelo INE a Bruxelas, mantém-se a projeção que o défice português se fixará em 2,2% do PIB em 2016, abaixo dos 2,5% de meta que o Governo acordou com Bruxelas e descendo dos 4,4% em 2015, ano em que foi penalizado pelo resgate do Banif.

Considerando apenas o segundo trimestre, o défice foi de 1.167,2 milhões de euros, o equivalente a 2,5% do PIB, sendo que, no mesmo trimestre do ano passado, o défice orçamental tinha sido de 1.600 milhões de euros, ou seja, 3,6% do PIB.

A dívida pública portuguesa dever-se-á situar em 124,8% do PIB no fim de 2016, face aos 129% no final de 2015 e contra os 127,7% previstos no Orçamento de Estado para 2016.

Com Lusa e Reuters

  • PCP desvaloriza défice, Bloco de Esquerda diz que números são positivos
    1:44

    Economia

    O deputado Paulo Sá do PCP considera que o défice orçamental não deve ser o critério absoluto de decisão política e reafirma que o mais importante são as soluções para os problemas económicos e sociais do país.O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, lança críticas aos partidos de direita que diziam que o Governo socialista não conseguia equilibrar as contas públicas.

  • Execução orçamental "está no bom caminho", diz Centeno
    1:27

    Economia

    O ministro das Finanças garante que a meta do défice para este ano vai ser cumprida e que o país está no bom caminho. Em reação aos números divulgados esta manhã pelo INE, Mário Centeno sublinha que mostram o rigor do Governo na execução orçamental, sem por em causa a coesão social.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras