sicnot

Perfil

Economia

Mais de 10 mil casais desempregados inscritos nos centros de emprego

O número de casais em que ambos os cônjuges estão inscritos nos centros de emprego subiu 0,7% em agosto, quer em termos homólogos, quer face a julho, alcançando os 10.593.

De acordo com a informação disponível na página do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) na Internet, em agosto, do total de desempregados casados ou em união de facto, 21.186 (9,7%) têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado no serviço de emprego.

No final de agosto de 2016, de acordo com o instituto, estavam registados nos serviços de emprego do continente um total de 468.282 desempregados, dos quais 49% eram casados ou viviam em situação de união de facto, perfazendo um total de 217.739.

O desemprego registado nos serviços de emprego do continente diminuiu 7,1% face ao período homólogo e aumentou 0,3% em relação ao mês anterior.

Relativamente aos desempregados casados ou em situação de união de facto, a diminuição face a agosto de 2015 atingiu os 9,7% (menos 23.817 desempregados), enquanto a variação face a julho de 2016 foi quase nula (mais 34).

Em termos globais, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 7% em agosto, comparativamente ao mesmo mês de 2015, para 498.763, abaixo dos 500.000 pela primeira vez desde agosto de 2008, subindo 0,2% face a julho.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo IEFP, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego não era tão baixo desde agosto de 2008, mês em que se encontravam inscritas 389.444 pessoas.

Já em comparação com o mês de julho deste ano, o número total de desempregados registados em agosto avançou 0,2%, o que representa mais 1.100 pessoas.

Lusa

  • Papa confirma visita a Fátima em 2017

    País

    O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, disse hoje que o Papa Francisco lhe confirmou que se deslocará a Portugal em maio do próximo ano, "mas a Fátima", a propósito do Centenário das Aparições.

  • Comboio choca contra estação em Nova Jérsia, EUA

    Mundo

    Três pessoas morreram e mais de 100 pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade, quando um comboio suburbano chocou contra a plataforma de uma estação ferroviária em Nova Jérsia, nos Estados Unidos. O incidente aconteceu em plena hora de ponta.

    Em desenvolvimento

  • Gelson "está aqui por mérito"
  • Descobertos novos alimentos que travam multiplicação de cancro

    País

    Cereja, cascas de citrinos, alfazema, rosmaninho, hortelã, poejo, agrião, brócolos e rúcula. Todos têm na sua composição química compostos com potencial efeito anti-tumoral, segundo uma investigação do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET).

  • Resgate emocionante de uma criança de 5 anos em Alepo, Síria
  • Filhos são autores de quase 40% dos crimes contra idosos

    País

    Os filhos foram os autores de quase 40% dos crimes de violência doméstica praticados contra mais de 2.600 idosos acompanhados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) entre 2013 e 2015, situação que tem vindo a aumentar.