sicnot

Perfil

Economia

Mais de 10 mil casais desempregados inscritos nos centros de emprego

O número de casais em que ambos os cônjuges estão inscritos nos centros de emprego subiu 0,7% em agosto, quer em termos homólogos, quer face a julho, alcançando os 10.593.

De acordo com a informação disponível na página do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) na Internet, em agosto, do total de desempregados casados ou em união de facto, 21.186 (9,7%) têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado no serviço de emprego.

No final de agosto de 2016, de acordo com o instituto, estavam registados nos serviços de emprego do continente um total de 468.282 desempregados, dos quais 49% eram casados ou viviam em situação de união de facto, perfazendo um total de 217.739.

O desemprego registado nos serviços de emprego do continente diminuiu 7,1% face ao período homólogo e aumentou 0,3% em relação ao mês anterior.

Relativamente aos desempregados casados ou em situação de união de facto, a diminuição face a agosto de 2015 atingiu os 9,7% (menos 23.817 desempregados), enquanto a variação face a julho de 2016 foi quase nula (mais 34).

Em termos globais, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 7% em agosto, comparativamente ao mesmo mês de 2015, para 498.763, abaixo dos 500.000 pela primeira vez desde agosto de 2008, subindo 0,2% face a julho.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo IEFP, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego não era tão baixo desde agosto de 2008, mês em que se encontravam inscritas 389.444 pessoas.

Já em comparação com o mês de julho deste ano, o número total de desempregados registados em agosto avançou 0,2%, o que representa mais 1.100 pessoas.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.