sicnot

Perfil

Economia

Segundo maior banco alemão vai despedir 5.000 trabalhadores

O Commerzbank, o segundo maior banco da Alemanha, pretende acabar com 5.000 postos de trabalho, o que supõe reduzir cerca de 10% dos seus trabalhadores, divulgou esta sexta-feira a agência de notícias EFE Dow Jones.

A administração do banco alemão quer acabar com uma das suas divisões, o que faz parte do plano de restruturação estratégico para enfrentar os problemas de rentabilidade devido às baixas taxas de juro, disseram fontes próximas das operação.

O segundo maior banco alemão em capitalização vai anunciar no final da próxima semana a nova estratégia da instituição financeira, o que será feito pelo novo presidente-executivo, Martin Zielke.

Zielke, que substituiu Martin Blessing este ano, espera sobretudo dispensar trabalhadores administrativos, esclareceu uma das fontes.

A filial do Commerzbank que se dedica a tratar dos clientes de média dimensão, é um dos quatro negócios que vão ser extintos com a nova estratégia que será posta em prática.

Os clientes mais pequenos, com rendimentos anuais inferiores a cinco milhões de euros, serão transferidos para a banca de retalho, enquanto os clientes com grandes rendimentos anuais irão para a banca de investimento.

Lusa

  • "Não podemos deixar morrer a utopia"

    País

    O Presidente da República disse esta quarta-feira querer que os portugueses não deixem de perseguir a utopia na sociedade, na economia e na política, mas de forma plural, porque só assim se foge ao populismo antissistema.

  • Mulher assassinada pelo namorado em Faro

    Violência doméstica

    Uma mulher de 31 anos foi encontrada morta esta quarta-feira, em Faro. Ao que tudo indica, o homicida terá sido o namorado, que durante várias horas se barricou no quarto enquanto ameaçava atirar-se do sétimo andar. O casal tinha um historial de violência doméstica e o homem, de 37 anos, já tinha sido detido por violar a namorada.

  • Duas crianças e uma professora feridas em tiroteio numa escola dos EUA
  • E se Tom Hanks aparecesse no seu casamento?

    Mundo

    O casal norte-americano Elisabeth e Ryan queriam um casamento "à Hollywood". Para a tradicional sessão de fotos, escolheram o Central Park, em Nova Iorque, que tantas vezes já serviu de cenário a enlaces no grande écrã. Do que certamente Elisabeth e Ryan não estavam à espera é que um dos mais famosos atores de cinema - Tom Hanks - aparecesse acidentalmente no seu casamento e se juntasse aos noivos na sessão fotográfica.

  • Será o fim dos BlackBerry?

    Mundo

    A BlackBerry vai deixar de produzir hardware e passar a fabricar exclusivamente software. Não estão previstos novos telemóveis da marca, mas se vir por aí um novo fique a saber que não foi produzido pela empresa. O anúncio foi feito pelo CEO, John Chen, esta quarta-feira.

  • Digital Business Congress já está em Lisboa

    Economia

    O Digital Business Congress decorre até esta quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. No encontro que debate o futuro das telecomunicações, participam os vários responsáveis pelo setor. Marcelo Rebelo de Sousa e o ministro da Cultura participaram esta quarta-feira no evento.