sicnot

Perfil

Economia

Governo desmente reforma no sistema de pensões

M\303\201RIO CRUZ

O ministro do Trabalho e da Segurança Social desmente a Comissão Europeia e garante que o Governo não está a planear qualquer reforma nas pensões.

A resposta surge depois da notícia de que Bruxelas dava como certo que o Executivo português estaria a pensar redesenhar todo o sistema. Ao jornal Expresso, Vieira da Silva diz que o Governo vai fazer uma avaliação global, mas isso não significa uma reforma da Segurança Social.

Além de desmentir estes planos, o Governo diz também que não partilha da visão da Comissão Europeia: de que há um problema intergeracional no sistema de pensões.

  • Impostos para 2017 dominam debate quinzenal
    2:30

    Economia

    Os impostos a aplicar no próximo ano dominaram o debate quinzenal, esta quinta-feira, na Assembleia da República. O CDS insistiu em conhecer os impostos indiretos mas António Costa disse que o país teria de esperar até à apresentação do Orçamento do Estado. À Esquerda, Catarina Martins defendeu a taxa sobre o património que, diz, servirá para financiar o aumento das pensões baixas.

  • FMI exige mais austeridade a Portugal

    Economia

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) insiste que são precisas "mais medidas adicionais" para que Portugal cumpra a meta do défice com que se comprometeu para este ano, de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Recomenda que o Governo aplique medidas de austeridade de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 900 milhões de euros, no próximo ano, focando-se nos salários e pensões da função pública.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46