sicnot

Perfil

Economia

Governo desmente reforma no sistema de pensões

M\303\201RIO CRUZ

O ministro do Trabalho e da Segurança Social desmente a Comissão Europeia e garante que o Governo não está a planear qualquer reforma nas pensões.

A resposta surge depois da notícia de que Bruxelas dava como certo que o Executivo português estaria a pensar redesenhar todo o sistema. Ao jornal Expresso, Vieira da Silva diz que o Governo vai fazer uma avaliação global, mas isso não significa uma reforma da Segurança Social.

Além de desmentir estes planos, o Governo diz também que não partilha da visão da Comissão Europeia: de que há um problema intergeracional no sistema de pensões.

  • Impostos para 2017 dominam debate quinzenal
    2:30

    Economia

    Os impostos a aplicar no próximo ano dominaram o debate quinzenal, esta quinta-feira, na Assembleia da República. O CDS insistiu em conhecer os impostos indiretos mas António Costa disse que o país teria de esperar até à apresentação do Orçamento do Estado. À Esquerda, Catarina Martins defendeu a taxa sobre o património que, diz, servirá para financiar o aumento das pensões baixas.

  • FMI exige mais austeridade a Portugal

    Economia

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) insiste que são precisas "mais medidas adicionais" para que Portugal cumpra a meta do défice com que se comprometeu para este ano, de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Recomenda que o Governo aplique medidas de austeridade de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 900 milhões de euros, no próximo ano, focando-se nos salários e pensões da função pública.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.