sicnot

Perfil

Economia

Governo desmente reforma no sistema de pensões

M\303\201RIO CRUZ

O ministro do Trabalho e da Segurança Social desmente a Comissão Europeia e garante que o Governo não está a planear qualquer reforma nas pensões.

A resposta surge depois da notícia de que Bruxelas dava como certo que o Executivo português estaria a pensar redesenhar todo o sistema. Ao jornal Expresso, Vieira da Silva diz que o Governo vai fazer uma avaliação global, mas isso não significa uma reforma da Segurança Social.

Além de desmentir estes planos, o Governo diz também que não partilha da visão da Comissão Europeia: de que há um problema intergeracional no sistema de pensões.

  • Impostos para 2017 dominam debate quinzenal
    2:30

    Economia

    Os impostos a aplicar no próximo ano dominaram o debate quinzenal, esta quinta-feira, na Assembleia da República. O CDS insistiu em conhecer os impostos indiretos mas António Costa disse que o país teria de esperar até à apresentação do Orçamento do Estado. À Esquerda, Catarina Martins defendeu a taxa sobre o património que, diz, servirá para financiar o aumento das pensões baixas.

  • FMI exige mais austeridade a Portugal

    Economia

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) insiste que são precisas "mais medidas adicionais" para que Portugal cumpra a meta do défice com que se comprometeu para este ano, de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Recomenda que o Governo aplique medidas de austeridade de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 900 milhões de euros, no próximo ano, focando-se nos salários e pensões da função pública.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.