sicnot

Perfil

Economia

Pagamentos em atraso das entidades públicas atingiram 1.157 milhões até agosto

Os pagamentos em atraso das entidades públicas atingiram 1.157 milhões de euros até agosto, mais 17 milhões do que em julho e mais 60 milhões do que no mesmo período do ano passado, divulgou esta segunda-feira a DGO.

Na síntese de execução orçamental até agosto divulgada hoje, a Direção-Geral de Orçamento (DGO) afirma que esta subida mensal do montante das dívidas da Administração Pública por pagar há mais de 90 dias é "essencialmente explicada pelos hospitais EPE, que registaram um aumento de 38 milhões de euros, tendo sido parcialmente compensada pela diminuição de 15 milhões de euros registados na Administração Local".

Nos hospitais EPE, os pagamentos em atraso totalizaram 713 milhões de euros em agosto, um aumento de 38 milhões face ao mês anterior e de 244 relativamente a agosto do ano passado.

Na Administração Local, o montante das dívidas por pagar atingiu 208 milhões de euros, menos 15 milhões de euros do que o verificado em julho e uma redução de 68 milhões face a agosto de 2015.

Na semana passada, a Comissão Europeia deixou um alerta face ao aumento dos pagamentos em atraso no setor público, sobretudo na saúde, considerando que é um dos riscos à execução orçamental para o conjunto deste ano.

A dívida não financeira total das administrações públicas, ou seja, toda a despesa efetuada e não paga e onde se incluem as dívidas por pagar há mais de 90 dias, registou uma redução de 87 milhões de euros em agosto face ao mês anterior, cifrando-se nos 2.369 milhões de euros.

Este decréscimo é explicado pelas reduções registadas na Administração Local (-48 milhões de euros), na Administração Regional (-26 milhões de euros) e na Administração Central (-13 milhões de euros), segundo a DGO.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.