sicnot

Perfil

Economia

Caldeira Cabral quer articulação entre ministérios e com privados no turismo

(SIC/Arquivo)

O ministro da Economia afirmou hoje que no setor do turismo é preciso trabalhar de forma articulada entre ministérios, para que as instituições públicas possam dar uma resposta única a quem tem iniciativa e quer investir no setor.

Caldeira Cabral falava ao ser questionado sobre se defende a criação de uma espécie de 'balcão único' para resolver os problemas do turismo e depois do presidente da Confederação do Turismo Português (CTP) ter apelado ao primeiro-ministro para que chame a si a coordenação das políticas com implicação no turismo, acabando com a necessidade de recorrer ao "sem número de ministérios" para a resolução de problemas.

"Se tudo estivesse nas mãos do ministro da Economia ou da secretária de Estado do Turismo, estávamos bem, mas a realidade não é essa", afirmou Calheiros, na abertura da III Cimeira do Turismo Português, que hoje decorre no Museu do Oriente, em Lisboa, com o tema Turismo em Movimento.

Sobre estas afirmações, Caldeira Cabral respondeu durante uma intervenção no mesmo evento: "Mesmo que, seguindo a sugestão do presidente da CTP, a secretária de Estado [do Turismo] concentrasse a pasta das finanças e várias outras, mesmo assim ainda restavam as câmaras municipais e muitas outras [entidades]".

Por isso, acrescentou que o importante é haver articulação.

"Acho que temos de trabalhar de forma articulada e que esse trabalho seja cada mais assumido dentro do Governo e não atirado para cima de quem quer ter uma iniciativa e de quem quer ter um investimento, para que as instituições públicas possam dar uma resposta única", afirmou.

O ministro destacou várias medidas já tomadas na área do turismo nomeadamente com o Simplex+, mas reforçou que "é preciso trabalhar mais".

"O que estamos a fazer não é só para o turismo, é também para a área empresarial, para melhorar o atendimento às empresas e tentar resolver vários problemas", afirmou.

Caldeira Cabral quis sublinhar que o sucesso do turismo em Portugal teve a ver com a iniciativa das empresas "mas também com o casamento entre o que foi a iniciativa das empresas - na recuperação de hotéis em vilas históricas, na atração de atividade para zonas que antigamente estavam mortas - e as políticas públicas, quer dos governos quer das autarquias", concluiu.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.