sicnot

Perfil

Economia

Metro do Porto alarga cais 1 da estação da Trindade

A Metro do Porto está a alargar o cais da Estação da Trindade no sentido Porto-Matosinhos, no piso zero, uma empreitada orçada em 40 mil euros que permitirá aumentar o espaço disponível para os clientes.

A Trindade é, de toda as 81 estações que integram a rede do Metro do Porto, a que apresenta a maior procura, acolhendo mais de 11 milhões de clientes por ano; cerca de um milhão de pessoas por mês, em média.

Fonte da Metro do Porto disse à Lusa que, com esta empreitada, que ficará concluída em meados de outubro, o cais 1 da Trindade vai "ganhar bastante mais espaço para os clientes".

"Toda a parede entre a zona dos validadores e o espaço anteriormente ocupado por uma cafetaria recuará cerca de um 1,20 metros, dando ao espaço uma maior profundidade, o que permitirá melhorar a comodidade dos clientes", acrescentou.

O cais 1 daquela estação é dos que recebe mais clientes e onde existem tempos de espera médios mais prolongados, uma vez que a plataforma serve os destinos Matosinhos, Aeroporto, Póvoa de Varzim, Maia e Senhora da Hora (linha Laranja).

Os trabalhos estão em curso desde o dia 20, sempre em horário noturno, das 22:00 às 07:00.

"Há um pequeno período em que a obra coincide com a operação, sendo que neste horário existem alguns condicionamentos à circulação dos clientes, salvaguardando a sua segurança", concluiu a fonte.

A Trindade é a única estação do Metro do Porto onde passam todas as seis linhas da rede, que serve sete concelhos da Área Metropolitana do Porto.

Lusa

  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".

  • "As regras europeias de bem estar animal são dogmas", diz diretor-geral de Veterinária
    1:32

    País

    O diretor-geral de Alimentação e Veterinária considera que as regras de bem estar animal que existem na União Europeia (UE) "parecem configurar uma transfiguração antropomórfica dos animais". Em declarações à SIC, a propósito da exportação de animais vivos para países terceiros, que têm outras regras de abate, Fernando Bernardo defendeu ainda que o método usado em Israel provoca uma insensibilização mais rápida do que o praticada na UE.

  • PAN questiona Governo sobre aposta na exportação de animais vivos para o Médio Oriente
    1:56

    País

    O partido Pessoas-Animais-Natureza lembra que à luz do Regulamento nº. 1/2005 do Conselho Europeu, os estados-membros da União Europeia (UE) devem evitar transportar animais vivos em viagens de longo curso. O deputado André Silva considera, por isso, que "o Estado português está a incumprir o regulamento" ao fomentar estas viagens, numa clara aposta económica em torno da exportação de animais vivos para Israel e outros destinos fora da UE. Para o deputado do PAN, é muito difícil ou "mesmo impossível assegurar o bem estar dos animais" em viagens de vários dias.

  • Trump pensou que presidência "seria mais fácil"

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que a Presidência é mais difícil do que pensava e que tem saudades da vida que levava antes, em entrevistas a propósito dos primeiros 100 dias em funções.