sicnot

Perfil

Economia

Suspensão de fundos a Portugal e Espanha com data marcada na agenda europeia

AP

ASSOCIATED PRESS

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia começam a debater o suspensão de fundos a Portugal e Espanha no próxima segunda-feira, 3 de Outubro. A primeira audição será pública e vai decorrer em Estrasburgo.

O diálogo estruturado está marcado para as 17:00, e durante duas horas os eurodeputados vão poder debater qual deve ser o valor da suspensão de fundos estruturais e de investimento a aplicar aos dois países ibéricos.

Do lado da Comissão devem participar no diálogo o vice-presidente da Comissão Jyrki Katainen e a comissária Corine Cretçu.

O congelamento para 2017 poderá chegar aos 0,5% do PIB, ou ser reduzido tendo em conta a situação económica e social de Portugal e de Espanha.

Após o diálogo com o Parlamento, a Comissão terá de avançar com uma proposta de suspensão de fundos que será aplicada caso os dois países voltem a falhar as metas do défice este ano.

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.