sicnot

Perfil

Economia

Suspensão de fundos a Portugal e Espanha com data marcada na agenda europeia

AP

ASSOCIATED PRESS

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia começam a debater o suspensão de fundos a Portugal e Espanha no próxima segunda-feira, 3 de Outubro. A primeira audição será pública e vai decorrer em Estrasburgo.

O diálogo estruturado está marcado para as 17:00, e durante duas horas os eurodeputados vão poder debater qual deve ser o valor da suspensão de fundos estruturais e de investimento a aplicar aos dois países ibéricos.

Do lado da Comissão devem participar no diálogo o vice-presidente da Comissão Jyrki Katainen e a comissária Corine Cretçu.

O congelamento para 2017 poderá chegar aos 0,5% do PIB, ou ser reduzido tendo em conta a situação económica e social de Portugal e de Espanha.

Após o diálogo com o Parlamento, a Comissão terá de avançar com uma proposta de suspensão de fundos que será aplicada caso os dois países voltem a falhar as metas do défice este ano.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42