sicnot

Perfil

Economia

Suspensão de fundos a Portugal e Espanha com data marcada na agenda europeia

AP

ASSOCIATED PRESS

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia começam a debater o suspensão de fundos a Portugal e Espanha no próxima segunda-feira, 3 de Outubro. A primeira audição será pública e vai decorrer em Estrasburgo.

O diálogo estruturado está marcado para as 17:00, e durante duas horas os eurodeputados vão poder debater qual deve ser o valor da suspensão de fundos estruturais e de investimento a aplicar aos dois países ibéricos.

Do lado da Comissão devem participar no diálogo o vice-presidente da Comissão Jyrki Katainen e a comissária Corine Cretçu.

O congelamento para 2017 poderá chegar aos 0,5% do PIB, ou ser reduzido tendo em conta a situação económica e social de Portugal e de Espanha.

Após o diálogo com o Parlamento, a Comissão terá de avançar com uma proposta de suspensão de fundos que será aplicada caso os dois países voltem a falhar as metas do défice este ano.

  • Liga investiga incidentes em Guimarães
    1:22

    Desporto

    Pelo menos seis pessoas ficaram feridas ontem à noite na sequência de confrontos, antes do jogo entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga. Mais de 50 adeptos bracarenses foram identificados pela PSP. A Liga de Clubes vai instaurar um processo de averiguações.

  • Associação ambiental alerta para limpezas de terrenos sem critério
    2:07

    País

    A menos de um mês do fim do prazo fixado para a limpeza dos terrenos, persistem dúvidas, resistências e exemplos de terrenos que são limpos sem critério. O resultado poderá ser o crescimento rápido de vegetação antes do verão. O aviso é deixado por uma associação que está a plantar árvores, em Arouca.