sicnot

Perfil

Economia

Suspensão de fundos a Portugal e Espanha com data marcada na agenda europeia

AP

ASSOCIATED PRESS

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia começam a debater o suspensão de fundos a Portugal e Espanha no próxima segunda-feira, 3 de Outubro. A primeira audição será pública e vai decorrer em Estrasburgo.

O diálogo estruturado está marcado para as 17:00, e durante duas horas os eurodeputados vão poder debater qual deve ser o valor da suspensão de fundos estruturais e de investimento a aplicar aos dois países ibéricos.

Do lado da Comissão devem participar no diálogo o vice-presidente da Comissão Jyrki Katainen e a comissária Corine Cretçu.

O congelamento para 2017 poderá chegar aos 0,5% do PIB, ou ser reduzido tendo em conta a situação económica e social de Portugal e de Espanha.

Após o diálogo com o Parlamento, a Comissão terá de avançar com uma proposta de suspensão de fundos que será aplicada caso os dois países voltem a falhar as metas do défice este ano.

  • Época 2016/17 fecha com festa no Jamor
    1:58

    Desporto

    Quatro anos depois da primeira final, Benfica e Vitória de Guimarães regressam ao Jamor esta tarde para jogar a Final da Taça de Portugal. O jogo marca também a estreia do videoárbitro em Portugal.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14