sicnot

Perfil

Economia

Banco britânico RBS multado em 1,1 mil milhões de dólares

O banco britânico RBS anunciou esta sexta-feira ter acordado com uma agência americana pagar 1,1 mil milhões de dólares de multa, de forma a saldar uma parte das irregularidades detetadas no âmbito do escândalo do crédito imobiliário tóxico (subprime).

O RBS anunciou em comunicado ter concluído um acordo com a National Credit Union Administration (NCUA) que irá por fim a duas queixas.

A instituição precisou que continuará todavia a negociar com outras instâncias americanas, entre as quais a FHFA (Federal Housing Finance Agency), para resolver outros litígios que o atingem também no âmbito do submprime.

O banco é acusado de ter desenvolvido produtos financeiros apoiados em empréstimos subprime com implicações no quadro da crise financeira de 2008. É igualmente objeto de vários processos judiciais neste âmbito, devido às enormes perdas para os investidores que adquiriram títulos garantidos por hipotecas tóxicas.

O RBS destinou milhares de milhões de dólares para lidar com todas as sanções e recursos que irá enfrentar, avançando que o dinheiro reservado até ao momento cobriu o montante da coima, mas alertou que pode ter que registar uma provisão adicional em função das várias reclamações de que é alvo.

Os bancos britânicos Barclays e os suíços UBS eCredit Suisse também estão na mira das autoridades norte-americanas.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.