sicnot

Perfil

Economia

Banco britânico RBS multado em 1,1 mil milhões de dólares

O banco britânico RBS anunciou esta sexta-feira ter acordado com uma agência americana pagar 1,1 mil milhões de dólares de multa, de forma a saldar uma parte das irregularidades detetadas no âmbito do escândalo do crédito imobiliário tóxico (subprime).

O RBS anunciou em comunicado ter concluído um acordo com a National Credit Union Administration (NCUA) que irá por fim a duas queixas.

A instituição precisou que continuará todavia a negociar com outras instâncias americanas, entre as quais a FHFA (Federal Housing Finance Agency), para resolver outros litígios que o atingem também no âmbito do submprime.

O banco é acusado de ter desenvolvido produtos financeiros apoiados em empréstimos subprime com implicações no quadro da crise financeira de 2008. É igualmente objeto de vários processos judiciais neste âmbito, devido às enormes perdas para os investidores que adquiriram títulos garantidos por hipotecas tóxicas.

O RBS destinou milhares de milhões de dólares para lidar com todas as sanções e recursos que irá enfrentar, avançando que o dinheiro reservado até ao momento cobriu o montante da coima, mas alertou que pode ter que registar uma provisão adicional em função das várias reclamações de que é alvo.

Os bancos britânicos Barclays e os suíços UBS eCredit Suisse também estão na mira das autoridades norte-americanas.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.