sicnot

Perfil

Economia

Mercados financeiros preocupados com possível resgate no Deutsche Bank

As autoridades alemãs poderão estar a preparar um plano de resgate para o Deutsche Bank, o maior banco do país, de acordo com o jornal alemão Die Zeit. A notícia do semanário alemão Die Zeit já foi desmentida pelo Ministério das Finanças alemão mas a preocupação nos mercados financeiros é cada vez maior .

Nos últimos dois dias, as ações do banco cairam mais de 10% e arrastaram todas as bolsas da Europa.

Os indícios sobre a má situação financeira do maior banco da zona euro não são de agora e já fizeram o Deutsche Bank perder quase metade do que valia em bolsa.

Agravaram-se nas últimas semanas após as autoridades norte-amerciana terem aplicado uma multa de 12 mil milhões de euros.

Muitos analistas garantem que o banco terá de reforçar o capital, resta agora saber se o consegue fazer sozinho ou se precisará de ajuda.

Questionada ontem sobre o assunto, a Chanceler Angela Merkel disse que o banco é essencial para o sistema financeiro alemão, mas também disse que espera que consiga resolver sozinho o problema.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.