sicnot

Perfil

Economia

Air Berlim reduz frota e despede 1.200 trabalhadores

© Fabrizio Bensch / Reuters

A segunda maior operadora aérea alemã, a Air Berlim, anunciou na quarta-feira um significativo plano de reestruturação que vai reduzir a sua frota e provocar o despedimento de 1.200 pessoas.

Em comunicado, a empresa, que tem acumulado prejuízos, revelou que pretende "concentrar as suas operações principais, enquanto transportadora focada e consagrada a servir mercados de valor elevado, nas duas plataformas essenciais de Berlim e Dusseldorf".

A Air Berlin esclareceu que vai alugar até 40 aviões Airbus 320 à sua rival e maior transportadora aérea alemã, Lufthansa.

"Vão ser precisas menos pessoas. Até 1.200 empregos vão ficar redundantes", especificou a empresa, em comunicado.

A transportadora adiantou que vai ficar a operar uma frota de 75 aviões, a partir de Berlim e Dusseldorf, a partir de meados de 2017. Em junho, a frota era de 144 aparelhos.

Outra novidade é a autonomização do seu negócio turístico, passando-a para uma unidade de negócios independente, enquanto "avalia as opções estratégicas".

Em 2015, a empresa perdeu uma perda recorde de 447 milhões de euros.

A companhia deve a sua sobrevivência a injeções financeiras regulares da Etihad, uma das transportadoras do Golfo Pérsico, que têm tido um crescimento forte, que possui 29,1% do capital.

Lusa

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.