sicnot

Perfil

Economia

EUA alertam consumidores após explosões em máquinas de lavar roupa Samsung

money.cnn.com

As autoridade norte-americanas alertaram os consumidores para "problemas de segurança" verificados em máquina de lavar roupa da marca Samsung. Casos de explosões foram registados no Texas, Geórgia e Indiana.

O alerta partiu da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC) depois de relatos de proprietário de máquinas de roupa da Samsung que davam conta de violentas explosões, que terão acontecido durante o período de centrifugação, em máquinas que suportam uma carga elevada de roupa.

"A explosão foi de tal forma violenta que perfurou a parede da garagem", relatou uma consumidora do Texas. Em Dallas, uma outra proprietária afetada disse que foi "como se uma bomba tivesse explodido".

Vários consumidores, que alegam que suas máquinas explodiram durante a lavagem de roupa, avançaram com um processo contra a Samsung nos EUA. A ação judicial conjunta deu entrada num tribunal de Nova Jersey, no mês passado.

A CPSC, entidade tutelada pelo Governo norte-americano, recomendou que os proprietários de modelos fabricados entre março de 2011 e abril de 2016 usassem apenas o programa de lavagem para "roupa delicada", com baixa rotação, para que não corressem riscos, visto que há a suspeita de que o problema ocorra durante a centrifugação.

Samsung enfrenta novo revés

Depois do Galaxy Note 7, a Samsung enfrenta agora novas queixas que poderão causar elevados danos na empresa. A venda do smartphone foi suspensa no início deste mês após vários relatos de explosões do aparelho. A Samsung está também a proceder à substituição dos Galaxy Note 7.

Em relação às máquinas de lavar roupa, a empresa sul-coreana já assumiu em comunicado que existe um problema e que está a tentar resolver o problema em colaboração com a CPSC.

“Em casos raros, as unidades afetadas podem sofrer vibrações anormais com risco de danos pessoais ou materiais durante a lavagem de roupas de cama, peças volumosas ou impermeáveis”, refere o comunicado.

O modelo em questão não é comercializado na Europa.

A Samsung disponibilizou também esta semana uma página na qual os proprietários podem verificar, através do número de série, se o equipamento está entre os afetados.

samsung.com

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.