sicnot

Perfil

Economia

Fundações receberam apoios de entidades públicas à margem da lei

Dezenas de organismos públicos fizeram transferências para fundações à margem da lei. De acordo com o Jornal de Notícias, o valor ultrapassou os 140 milhões de euros. Na maior parte dos casos não foram cumpridas as obrigações de transparência da lei, noutros o dinheiro foi transferido sem o obrigatório parecer prévio do secretário de Estado da Administração Pública.

Segundo o JN, há ainda casos de transferências para fundações que não responderam ao Censo de 2012 e tinham ordem para serem extintas.

O Ministério das Finanças diz que os dados remontam a 2013 e garante que o assunto está a ser tratado, ao mesmo tempo que recomenda que as entidades públicas regularizem as situações.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.