sicnot

Perfil

Economia

Concursos de obras públicas sobem 24% até agosto mas contratos celebrados caem 10%

Os concursos de obras públicas promovidos até agosto aumentaram 24% para 1.030 milhões de euros, face ao mesmo período de 2015, mas os contratos celebrados recuaram 10% para 400 milhões de euros, divulgou esta segunda-feira a AICCOPN.

Segundo nota a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) na edição de agosto do seu Barómetro das Obras Públicas, o valor dos contratos resultantes de concursos públicos celebrados nos primeiros oito meses do ano "é 2,6 vezes menor que o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovido desde o início do ano, ou seja, por cada 100 euros de concursos de obras públicas promovidos apenas se celebram contratos no valor de 39 euros".

Considerando apenas o mês de agosto foram publicados em Diário da República anúncios de abertura de concursos de empreitadas de obras públicas no valor de 165 milhões de euros, mais 29 milhões de euros do que o verificado em julho.

De acordo com a associação, os contratos celebrados em resultado de ajustes diretos somaram 313 milhões de euros nos primeiros oito meses do ano, o que representa uma variação positiva de 10% face ao período homólogo de 2015 e responde por "41% de toda a contratação de obras públicas celebrada e registada".

No seu conjunto, os contratos celebrados e reportados até final de agosto totalizam 759 milhões de euros, menos 5% do que no mesmo período do ano anterior.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.