sicnot

Perfil

Economia

BCE reduz de novo limite de provisão de liquidez de urgência

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu hoje, a pedido do Banco da Grécia, em 100 milhões de euros o limite de créditos que os bancos gregos podem pedir através do mecanismo de provisão de liquidez de urgência.

Segundo informou hoje o Banco da Grécia em comunicado, esta redução do limite do mecanismo de provisão de liquidez de urgência (ELA, Emergency Liquidity Assistance) para os bancos gregos reflete a melhoria da liquidez do sistema bancário, a redução da incerteza e a estabilização dos depósitos do setor privado.

O limite máximo do mecanismo de provisão de liquidez de urgência para os bancos gregos fica agora em 51.800 milhões de euros até 20 de outubro.

Em 22 de setembro, o BCE reduziu o limite para 51.900 milhões de euros.

A banca grega recebeu estes créditos de emergência durante os últimos meses, depois de em meados de fevereiro de 2015 o BCE ter deixado de aceitar a dívida grega como garantia nas operações de refinanciamento.

Desde que o BCE voltou a aceitar, em finais de junho, a dívida grega, o limite máximo do ELA desceu drasticamente porque os bancos puderam voltar a recorrer a este instrumento para adquirir liquidez.

O ELA foi neste período praticamente o único canal pelo qual os bancos podiam aceder a financiamentos de forma excecional e a curto prazo através do Banco da Grécia, ainda que a uma taxa de juro de 1,55%, muito acima da praticada pelo BCE nas operações ordinárias de refinanciamento, atualmente em 0,0%.

Lusa

  • Greve na saúde adia milhares de exames e consultas
    2:17
  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29