sicnot

Perfil

Economia

Parlamento Europeu quer ouvir Centeno sobre suspensão de fundos

FILIP SINGER

Parlamento Europeu decidiu hoje continuar o diálogo estruturado sobre a suspensão de fundos a Portugal e quer ouvir o ministro das Finanças, Mário Centeno, ainda este mês.

A decisão foi tomada, hoje, pela conferência dos presidentes do PE, depois de na segunda-feira, as comissões do Desenvolvimento Regional (RegiI) e dos Assuntos Económicos (Econ) terem recomendado a continuação do processo consultivo.

As comissões parlamentares diretamente envolvidas no diálogo estruturado - cuja primeira etapa foi uma audição pública, na segunda-feira, com os comissários europeus Corina Cretu (Política Regional) e Jyrki Katainen (Crescimento, Emprego e Investimento) -- querem ouvir os ministros das Finanças de Portugal e Espanha até final do mês.

Os eurodeputados poderão ainda pedir informações adicionais à Comissão Europeia.

A suspensão dos fundos está integrada no Procedimento por Défice Excessivo, no âmbito do qual foram canceladas as multas a Portugal e Espanha, mantendo-se o processo de congelamento parcial de fundos estruturais e de investimento, incontornável por ser automático.

Bruxelas avalia, no dia 15, os planos orçamentais e os relatórios - de Lisboa e Madrid - sobre o cumprimento das recomendações feitas pelos ministros das Finanças dos 28, a 08 de agosto.

A conferência dos presidentes do PE é composta pelo presidente da instituição, Martin Schulz, e pelos líderes dos grupos políticos.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.