sicnot

Perfil

Economia

Ryanair com quatro novas rotas a partir do Porto no verão de 2017

A Ryanair anunciou hoje que vai reforçar a operação de verão no Porto com quatro novas rotas para Birmingham, Edimburgo, Cracóvia e Nuremberga, estimando transportar quatro milhões de clientes/ano e contribuir com três mil empregos naquele aeroporto.

A companhia low-cost [transportadora de baixo custo] afirmou que este será "o maior" calendário de sempre nesta região, que inclui as quatro novas rotas para Birmingham (Inglaterra), Edimburgo (Escócia), Cracóvia (Polónia) e Nuremberga (Alemanha) e o reforço de frequências para o Luxemburgo, Milão Malpensa (Itália), Terceira (Açores) e Varsóvia (Polónia).

Com a nova estratégia, a companhia aérea estima "transportar quatro milhões de clientes por ano e apoiar três mil empregos no Aeroporto Sá Carneiro", declarou o presidente do Conselho de Administração, Michael O´Leary, numa conferência de imprensa que decorreu esta manhã na Câmara Municipal do Porto.

As intenções da Ryanair são voar duas vezes por semana para cada um dos novos destinos - Birmingham, Edimburgo, Cracóvia e Nuremberga - e voar "cinco vezes por semana" para o Luxemburgo, quatro vezes por semana para Milão Malpensa, duas vezes por semana para a ilha da Terceira e outras duas vezes para Varsóvia.

O administrador da Ryanair anunciou também que "espera que a média de tarifas se reduza entre 10% a 12% em seis meses até março de 2017".

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, presente na conferência de imprensa, referiu, por seu turno, que para o Porto é "muito importante" ter ligações diretas à Europa, designadamente para "cidades de média dimensão, semelhantes ao Porto".

"Olhamos para a Ryanair como o grande operador do Aeroporto do Porto neste momento e vemos a companhia como uma transportadora de turistas para o norte de Portugal e também como uma verdadeira ponte aérea para muitos dos destinos europeus com importância económica para a cidade", lê-se na nota de imprensa entregue à comunicação social.

Rui Moreira sublinhou que, apesar de todos os destinos serem importantes, uma das rotas essenciais para o Porto é a ligação a Milão Malpensa, tanto por causa dos "negócios", como por causa dos emigrantes".

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.