sicnot

Perfil

Economia

Ryanair com quatro novas rotas a partir do Porto no verão de 2017

A Ryanair anunciou hoje que vai reforçar a operação de verão no Porto com quatro novas rotas para Birmingham, Edimburgo, Cracóvia e Nuremberga, estimando transportar quatro milhões de clientes/ano e contribuir com três mil empregos naquele aeroporto.

A companhia low-cost [transportadora de baixo custo] afirmou que este será "o maior" calendário de sempre nesta região, que inclui as quatro novas rotas para Birmingham (Inglaterra), Edimburgo (Escócia), Cracóvia (Polónia) e Nuremberga (Alemanha) e o reforço de frequências para o Luxemburgo, Milão Malpensa (Itália), Terceira (Açores) e Varsóvia (Polónia).

Com a nova estratégia, a companhia aérea estima "transportar quatro milhões de clientes por ano e apoiar três mil empregos no Aeroporto Sá Carneiro", declarou o presidente do Conselho de Administração, Michael O´Leary, numa conferência de imprensa que decorreu esta manhã na Câmara Municipal do Porto.

As intenções da Ryanair são voar duas vezes por semana para cada um dos novos destinos - Birmingham, Edimburgo, Cracóvia e Nuremberga - e voar "cinco vezes por semana" para o Luxemburgo, quatro vezes por semana para Milão Malpensa, duas vezes por semana para a ilha da Terceira e outras duas vezes para Varsóvia.

O administrador da Ryanair anunciou também que "espera que a média de tarifas se reduza entre 10% a 12% em seis meses até março de 2017".

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, presente na conferência de imprensa, referiu, por seu turno, que para o Porto é "muito importante" ter ligações diretas à Europa, designadamente para "cidades de média dimensão, semelhantes ao Porto".

"Olhamos para a Ryanair como o grande operador do Aeroporto do Porto neste momento e vemos a companhia como uma transportadora de turistas para o norte de Portugal e também como uma verdadeira ponte aérea para muitos dos destinos europeus com importância económica para a cidade", lê-se na nota de imprensa entregue à comunicação social.

Rui Moreira sublinhou que, apesar de todos os destinos serem importantes, uma das rotas essenciais para o Porto é a ligação a Milão Malpensa, tanto por causa dos "negócios", como por causa dos emigrantes".

Lusa

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo Expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por ter comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o jornal reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.