sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal acredita nos 2,5%

O Banco de Portugal admite que a meta de 2,5% de défice, exigida por Bruxelas para este ano, pode mesmo ser atingida. Ainda assim, a instituição deixa avisos ao Governo.

A instituição alerta que há riscos na execução orçamental, principalmente porque a receita do Estado com impostos está muito abaixo do previsto.

No boletim económico de Outubro, divulgado há minutos, o Banco de Portugal corrigiu as previsões para o crescimento da economia este ano. Estima agora que cresça apenas 1,1%, ao contrário dos 1,3% avançados em junho.

O supervisor justifica esta revisão com a queda no investimento, na primeira metade do ano.

O Banco de Portugal estima também que o emprego vai crescer 1% este ano e que a taxa de desemprego vai ficar nos 11,2%.

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.