sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal acredita nos 2,5%

O Banco de Portugal admite que a meta de 2,5% de défice, exigida por Bruxelas para este ano, pode mesmo ser atingida. Ainda assim, a instituição deixa avisos ao Governo.

A instituição alerta que há riscos na execução orçamental, principalmente porque a receita do Estado com impostos está muito abaixo do previsto.

No boletim económico de Outubro, divulgado há minutos, o Banco de Portugal corrigiu as previsões para o crescimento da economia este ano. Estima agora que cresça apenas 1,1%, ao contrário dos 1,3% avançados em junho.

O supervisor justifica esta revisão com a queda no investimento, na primeira metade do ano.

O Banco de Portugal estima também que o emprego vai crescer 1% este ano e que a taxa de desemprego vai ficar nos 11,2%.

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.