sicnot

Perfil

Economia

Portugueses reembolsam antecipadamente 2,6 mil ME de crédito à habitação em 2015

Os portugueses reembolsaram antecipadamente 2,6 mil milhões de euros referentes a crédito à habitação em 2015, segundo a informação divulgada esta sexta-feira pelo Banco de Portugal, valores bem acima dos registados em anos anteriores.

De acordo com o Boletim Económico de outubro, os pagamentos antecipados de empréstimos para a compra de casa foram mais significativos para os contratos celebrados entre 2011 e 2014, anos em que os bancos cobravam custos elevados para emprestar dinheiro.

"No atual contexto de taxas de juro muito baixas, uma parte importante dos reembolsos antecipados poderá estar relacionada com o facto de algumas famílias endividadas desejarem aproveitar a oportunidade atual para amortizar dívidas cujos spreads (margem de lucro do banco) são relativamente elevados", lê-se no documento.

O Banco de Portugal sugere que parte dos reembolsos antecipados que são feitos se deverá a transferências de créditos para outros bancos em que os clientes "poderão ter obtido condições de financiamento mais vantajosas", o que também demonstra um aumento da concorrência dos bancos no mercado de crédito à habitação.

OS 2,6 mil milhões de euros reembolsados antecipadamente em 2015 de empréstimos à habitação representavam cerca de 2,5% do saldo em dívida no final de 2014.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.