sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo reúne-se a poucos dias da entrega dos planos orçamentais para 2017

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se hoje, no Luxemburgo, na semana em que os Estados-membros devem finalizar a apresentação dos respetivos planos orçamentais para 2017, e, no caso de Portugal, também de um relatório sobre "ação efetiva".

Com a data-limite para apresentação dos projetos de orçamento agendada para 15 de outubro, e o processo de suspensão parcial de fundos a Portugal e Espanha ainda a aguardar o final do "diálogo consultivo" entre Comissão Europeia e Parlamento Europeu, as únicas decisões concretas que poderão sair do encontro do Luxemburgo relacionam-se com o terceiro "resgate" à Grécia, que poderá ver desbloqueado um novo desembolso de 2,8 mil milhões de euros.

A três dias de o Governo aprovar (na quinta-feira), em sede de Conselho de Ministros, a proposta de Orçamento de Estado para 2017, que deve chegar a Bruxelas até 15 de outubro, Mário Centeno terá a última reunião com os seus parceiros europeus antes de ter de apresentar também o relatório de "ação efetiva", que tanto Lisboa como Madrid se comprometeram a apresentar até à mesma data.

Através desse relatório, reclamado no quadro dos Procedimentos por Défice Excessivo - que resultaram numa suspensão das multas, prosseguindo ainda o processo (automático) de suspensão parcial de fundos estruturais -, Portugal deve demonstrar que tomou as medidas necessárias para assegurar a correção do défice, tendo o ministro já explicado que o documento irá "refletir a execução orçamental de 2016", o que o Governo considera suficiente, pois demonstra que os compromissos serão cumpridos.

Deste modo, as discussões que dizem respeito a Portugal limitar-se-ão a curtos pontos da situação, sobre os preparativos para entrega da proposta de orçamento e sobre o processo de suspensão de fundos, sendo que neste caso o Parlamento Europeu já anunciou que pretende prosseguir o "diálogo estruturado", ouvindo também Centeno e o seu homólogo espanhol, Luis de Guindos, até final do mês.

Já quanto à Grécia, caso o parecer que as instituições da UE fizerem ao Eurogrupo sobre os progressos realizados pela Grécia na execução dos objetivos acordados na primeira avaliação do programa de ajustamento económico do país seja satisfatório, os ministros das Finanças poderão aprovar o desembolso dos 2,8 mil milhões de euros que restam do total de 10,3 mil milhões de euros concedidos no âmbito da primeira avaliação do programa (7,5 mil milhões deste montante total foram desembolsados em junho de 2016).

Lusa

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas chegou este sábado a acordo sobre o cessar-fogo na Síria, depois de três dias de intensas negociações para evitar o veto da Rússia. As tréguas vão durar 30 dias e permitir a entrada de ajuda humanitária em Ghouta Oriental, a região mais atingida pela guerra na Síria, nesta altura. Em apenas sete dias, os bombardeamentos do regime fizeram mais de 500 mortos.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • PS e PSD querem acordo sobre fundos e descentralização até ao verão
    3:07
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35