sicnot

Perfil

Economia

Marcelo chama atenção para importância da "estabilidade fiscal"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chamou hoje a atenção para a importância da "estabilidade fiscal" para o investimento, numa declaração ao jornal económico online Eco.

Num vídeo colocado na página do jornal em que, segundo explica o Eco, foi convidado a "enunciar as prioridades que gostaria de ver respondidas" no Orçamento do Estado do próximo ano, Marcelo Rebelo de Sousa fala na necessidade de haver "uma atenção à estabilidade fiscal, que é uma estabilidade importante em termos de investimento".

O Presidente afirma que "o futuro imediato" de Portugal "levanta vários desafios", sendo o primeiro "continuar a manter o rigor (...) para que se aponta este ano e no ano que vem a nível orçamental".

"Mas juntar a esse rigor, para além de justiça social, a preocupação do crescimento económico e da criação de emprego. O que significa, em última análise, o fomento das exportações e a confiança necessária para mais investimento interno e externo. São prioridades comuns a toda a sociedade portuguesa, que depois têm consequências no plano orçamental quando se pensa no equilíbrio a estabelecer entre uma contenção apreciável de despesas", acrescenta.

"E também uma atenção à estabilidade fiscal, que é uma estabilidade importante em termos de investimento", enumera ainda.

O Presidente acrescenta que o momento atual do país também "convida a uma preocupação" que tem tido "desde o início do mandato, que é a da estabilidade política, da estabilidade institucional, da inexistência de crises, da discrispação, da distensão do diálogo entre partidos e parceiros económicos e sociais".

O jornal Eco arrancou hoje, numa "ocasião muito importante da vida mundial, europeia e nacional", segundo Marcelo Rebelo de Sousa, para quem, no contexto internacional, "uma série de acontecimentos políticos", que não concretiza, "poderão vir a condicionar a situação económica, financeira e social por todo o mundo".

Em relação à "encruzilhada" da Europa, diz ser preciso "avançar com respostas para problemas como as migrações, os refugiados, a circulação interna, Schengen e a própria afirmação externa da União".

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.