sicnot

Perfil

Economia

Marcelo chama atenção para importância da "estabilidade fiscal"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chamou hoje a atenção para a importância da "estabilidade fiscal" para o investimento, numa declaração ao jornal económico online Eco.

Num vídeo colocado na página do jornal em que, segundo explica o Eco, foi convidado a "enunciar as prioridades que gostaria de ver respondidas" no Orçamento do Estado do próximo ano, Marcelo Rebelo de Sousa fala na necessidade de haver "uma atenção à estabilidade fiscal, que é uma estabilidade importante em termos de investimento".

O Presidente afirma que "o futuro imediato" de Portugal "levanta vários desafios", sendo o primeiro "continuar a manter o rigor (...) para que se aponta este ano e no ano que vem a nível orçamental".

"Mas juntar a esse rigor, para além de justiça social, a preocupação do crescimento económico e da criação de emprego. O que significa, em última análise, o fomento das exportações e a confiança necessária para mais investimento interno e externo. São prioridades comuns a toda a sociedade portuguesa, que depois têm consequências no plano orçamental quando se pensa no equilíbrio a estabelecer entre uma contenção apreciável de despesas", acrescenta.

"E também uma atenção à estabilidade fiscal, que é uma estabilidade importante em termos de investimento", enumera ainda.

O Presidente acrescenta que o momento atual do país também "convida a uma preocupação" que tem tido "desde o início do mandato, que é a da estabilidade política, da estabilidade institucional, da inexistência de crises, da discrispação, da distensão do diálogo entre partidos e parceiros económicos e sociais".

O jornal Eco arrancou hoje, numa "ocasião muito importante da vida mundial, europeia e nacional", segundo Marcelo Rebelo de Sousa, para quem, no contexto internacional, "uma série de acontecimentos políticos", que não concretiza, "poderão vir a condicionar a situação económica, financeira e social por todo o mundo".

Em relação à "encruzilhada" da Europa, diz ser preciso "avançar com respostas para problemas como as migrações, os refugiados, a circulação interna, Schengen e a própria afirmação externa da União".

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.