sicnot

Perfil

Economia

Bancos concederam menos crédito às empresas e à habitação em agosto

Os bancos diminuíram a concessão de crédito a empresas e à habitação em agosto, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Os empréstimos para empresas foram de 2.029 milhões de euros em agosto, o que significa menos 452 milhões de euros face aos 2.481 milhões de euros de julho, e é mesmo o mais baixo desde janeiro de 2003, segundo os últimos dados disponíveis.

Também o crédito a particulares registou uma redução em agosto.

No caso dos empréstimos para compra de casa, estes baixaram pelo segundo mês consecutivo para 477 milhões de euros.

O valor concedido em agosto significa menos oito milhões de euros face aos 485 milhões de euros de julho, quando já tinha havido uma redução da concessão de empréstimos face ao mês anterior.

Também nos empréstimos para outros fins houve uma redução, ao serem concedidos em agosto 143 milhões de euros, abaixo dos 170 milhões de euros de julho.

Já as novas operações de crédito ao consumo foram de 323 milhões de euros, neste caso acima dos 299 milhões de euros de julho.

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.