sicnot

Perfil

Economia

Economista da OCDE adverte que Portugal "precisa de apoio" dos fundos de coesão

O chefe da divisão da política de desenvolvimento regional da OCDE, Joaquim Oliveira Martins, defendeu esta terça-feira que "um país como Portugal precisa de apoio" e que uma suspensão de fundos terá "um impacto negativo".

"Retirar os fundos vai ter um impacto negativo e não vai ajudar este período difícil que o nosso país está a atravessar", afirmou o responsável da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) à Lusa.

Oliveira Martins, que falava no final de uma sessão sobre políticas de coesão durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades a decorrer em Bruxelas, defendeu que "um país como Portugal precisa de apoio nesta fase de ajustamento estrutural, que é exigente", recordando os "choques enormes" que o país teve que ultrapassar nos últimos anos.

"Os anos 90 foram anos bastante propícios, mas a acumulação destes choques todos, e sobretudo depois da crise, em termos de ajuste de uma pequena economia como Portugal, é duro", referiu o economista.

O chefe da divisão das políticas de desenvolvimento regional destacou ainda que depois do alargamento da União Europeia aos países de Leste, com concorrência direta em vários setores, à China e a adesão ao Euro, Portugal perdeu competitividade.

A par disso, "também não houve incentivos dentro do país para investir no setor transacionável", sendo este "que engloba indústria e serviços onde há mais produtividade".

"Houve este choque, mas graças aos fundos houve um aumento de produtividade", salientou.

Lusa

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.