sicnot

Perfil

Economia

Setor leiteiro quer esclarecer consumidores sobre benefícios do leite

© Reuters

As associações que representam o setor leiteiro e a distribuição vão apresentar hoje ao ministro da Agricultura um projeto de compromisso de colaboração para o esclarecimento e divulgação dos benefícios da ingestão de leite e produtos lácteos.

"O leite tem sofrido um ataque fortíssimo no cerne daquilo que faz dele um alimento dito completo, ataque esse ampliado através de diferentes canais que não mais têm servido que para a desinformação, equívoco das famílias portuguesas e, na nossa opinião, comprometedor de uma correta dieta alimentar de futuras gerações", considera o presidente da Associação Interprofissional do Leite e Lacticínios (ALIP), José Capela.

Nesse sentido, e para esclarecer os cidadãos sobre os benefícios que advêm do consumo do leite e derivados, a ALIP, em conjunto com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), apresentam esta manhã ao ministro Capoulas Santos um projeto de compromisso de colaboração para o esclarecimento e divulgação dos benefícios da sua ingestão.

"Em resultado das evidências e desta ser uma preocupação comum, pela primeira vez estes dois sectores unem esforços no sentido de ajudar os profissionais prescritores a repor a verdadeira informação sobre um dos alimentos mais simples e completo nutricionalmente", destaca José Capela.

Num comunicado conjunto, as duas associações destacam que "este compromisso visa de forma relevante, consistente e constante elevar as principais propriedades nutricionais do leite, alimento reconhecido pela generalidade dos profissionais competentes de saúde e alimentação, como relevante no contributo para uma alimentação equilibrada quando integrado num padrão alimentar saudável e diversificado".

Este projeto conta com o apoio da Direção Geral da Saúde e da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.