sicnot

Perfil

Economia

Governo investe 20 M€ em obras de requalificação do Metro de Lisboa

© Rafael Marchante / Reuters

O Governo vai investir 20 milhões de euros nas obras de requalificação de algumas estações do Metropolitano de Lisboa, como Arroios e Areeiro, afirmou hoje o ministro do Ambiente no Parlamento.

"Vinte milhões de euros estarão inscritos no Orçamento do Estado do próximo ano", disse o governante aos deputados.

João Pedro Matos Fernandes falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, onde está hoje a ser ouvido sobre os transportes públicos.

O ministro disse que no próximo ano arrancam as obras de expansão da estação de Arroios para permitir que circulem comboios com seis carruagens (atualmente só é possível a circulação de três carruagens), a conclusão das obras no átrio norte da estação do Areeiro e a requalificação das estações do Colégio Militar, Cais do Sodré e Olivais.

Além destas obras, o governante adiantou que, em 2017, serão também iniciados os projetos para as obras de expansão da rede do Metro de Lisboa e do Porto, sem especificar quais os trabalhos que serão iniciados.

No caso de Lisboa, um dos projetos é ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré.

"2017 é o ano de investimentos estruturais, o ano de fazer projetos para a expansão da rede do Metro de Lisboa e do Porto", afirmou.

Questionado sobre a situação da contratação de 30 trabalhadores para o Metro, o ministro disse que já foi feito o concurso público e que "há mais de mil candidatos, o que mostra que o Metro continua a ser muito atrativo".

Aos deputados, João Pedro Matos Fernandes fez ainda saber que as receitas nos transportes de Lisboa "cresceram mais de 6% até final de agosto".

Lusa

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14
  • Ambientalistas consideram insuficiente estratégia de Bruxelas para reduzir plástico
    2:07