sicnot

Perfil

Economia

Governo investe 20 M€ em obras de requalificação do Metro de Lisboa

© Rafael Marchante / Reuters

O Governo vai investir 20 milhões de euros nas obras de requalificação de algumas estações do Metropolitano de Lisboa, como Arroios e Areeiro, afirmou hoje o ministro do Ambiente no Parlamento.

"Vinte milhões de euros estarão inscritos no Orçamento do Estado do próximo ano", disse o governante aos deputados.

João Pedro Matos Fernandes falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, onde está hoje a ser ouvido sobre os transportes públicos.

O ministro disse que no próximo ano arrancam as obras de expansão da estação de Arroios para permitir que circulem comboios com seis carruagens (atualmente só é possível a circulação de três carruagens), a conclusão das obras no átrio norte da estação do Areeiro e a requalificação das estações do Colégio Militar, Cais do Sodré e Olivais.

Além destas obras, o governante adiantou que, em 2017, serão também iniciados os projetos para as obras de expansão da rede do Metro de Lisboa e do Porto, sem especificar quais os trabalhos que serão iniciados.

No caso de Lisboa, um dos projetos é ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré.

"2017 é o ano de investimentos estruturais, o ano de fazer projetos para a expansão da rede do Metro de Lisboa e do Porto", afirmou.

Questionado sobre a situação da contratação de 30 trabalhadores para o Metro, o ministro disse que já foi feito o concurso público e que "há mais de mil candidatos, o que mostra que o Metro continua a ser muito atrativo".

Aos deputados, João Pedro Matos Fernandes fez ainda saber que as receitas nos transportes de Lisboa "cresceram mais de 6% até final de agosto".

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.