sicnot

Perfil

Economia

Governo investe 20 M€ em obras de requalificação do Metro de Lisboa

© Rafael Marchante / Reuters

O Governo vai investir 20 milhões de euros nas obras de requalificação de algumas estações do Metropolitano de Lisboa, como Arroios e Areeiro, afirmou hoje o ministro do Ambiente no Parlamento.

"Vinte milhões de euros estarão inscritos no Orçamento do Estado do próximo ano", disse o governante aos deputados.

João Pedro Matos Fernandes falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, onde está hoje a ser ouvido sobre os transportes públicos.

O ministro disse que no próximo ano arrancam as obras de expansão da estação de Arroios para permitir que circulem comboios com seis carruagens (atualmente só é possível a circulação de três carruagens), a conclusão das obras no átrio norte da estação do Areeiro e a requalificação das estações do Colégio Militar, Cais do Sodré e Olivais.

Além destas obras, o governante adiantou que, em 2017, serão também iniciados os projetos para as obras de expansão da rede do Metro de Lisboa e do Porto, sem especificar quais os trabalhos que serão iniciados.

No caso de Lisboa, um dos projetos é ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré.

"2017 é o ano de investimentos estruturais, o ano de fazer projetos para a expansão da rede do Metro de Lisboa e do Porto", afirmou.

Questionado sobre a situação da contratação de 30 trabalhadores para o Metro, o ministro disse que já foi feito o concurso público e que "há mais de mil candidatos, o que mostra que o Metro continua a ser muito atrativo".

Aos deputados, João Pedro Matos Fernandes fez ainda saber que as receitas nos transportes de Lisboa "cresceram mais de 6% até final de agosto".

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.