sicnot

Perfil

Economia

Produção autómovel continua a descer e setor critica lei portuguesa

O setor da construção automóvel registou em Portugal uma nova descida (-10,3%), pelo nono mês consecutivo, continuando "marcado por alguma instabilidade dos ritmos de produção", segundo um comunicado esta quarta-feira divulgado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

A ACAP indicou que, em setembro, as várias unidades industriais da VW Autoeuropa, Peugeot Citroen, Mitsubishi Fuso Truck Europe e Toyota Caetano produziram no total 12.330 veículos, traduzindo uma queda de -16,3% relativamente ao período homólogo do ano anterior.

A propósito destas quedas na produção, a ACAP refere a "ausência de mecanismos" legais que "permitam uma maior flexibilização dos ritmos de trabalho".

"A produção automóvel é fortemente condicionada pela sazonalidade das encomendas, uma tendência que tem vindo a ser sentida pelas várias empresas a operar em território nacional, e que se veem em clara desvantagem competitiva em termos internacionais", lê-se no comunicado.

A associação argumenta ainda que o "défice de competitividade" no setor "afeta toda a economia", por ser responsável por 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB), 6,5% do emprego da indústria transformadora e 12,5% das exportações nacionais.

No mês passado, a ACAP assinalou uma quebra na produção de automóveis ligeiros de passageiros (23,2%) e de veículos pesados (-7,8%), havendo uma subida na produção de veículos comerciais ligeiros (4,4%).

Do total dos veículos produzidos, 97,5% destinaram-se à exportação, embora com um decréscimo de 15,6% face a igual mês do ano anterior.

Relativamente aos valores acumulados, nos nove primeiros meses de 2016, foram produzidos em Portugal 109.489 veículos automóveis, o que reflete uma diminuição de -10,3% no período homólogo de 2015, com a seguinte distribuição por categorias e tipos: 75.197 automóveis ligeiros de passageiros (-17,8% que em igual período do ano anterior), 31.183 veículos comerciais ligeiros (11,6%) e 3.109 veículos pesados (+15,6%).

Até setembro, as exportações nacionais ascenderam a 104.131 veículos, ou seja, menos 11,4% numa comparação homóloga do ano anterior, tendo representado 95,1 por cento do total da produção nacional.

Portugal exportou sobretudo para a Alemanha (23,3%) e para Espanha (16,3%).

Por regiões de destino, a Europa absorveu 90,7% das exportações nacionais de veículos automóveis, seguindo-se a Ásia (6,9%), com a China a dominar neste continente (6,3%). O continente africano adquiriu 1,9% das exportações nacionais.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.