sicnot

Perfil

Economia

Administração do BPI considera OPA do CaixaBank "oportuna" e "amigável"

O Conselho de Administração do BPI considera que a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo espanhol CaixaBank é "oportuna", na medida em que "pode reforçar a capacidade" do banco para enfrentar os desafios e oportunidades do setor.

"O Conselho de Administração entende que a Oferta do CaixaBank é oportuna, na medida em que pode reforçar a capacidade do BPI para enfrentar os desafios e oportunidades que se colocam ao setor bancário, designadamente a pressão significativa sobre as fontes de receitas, crescentes exigências de capital, aumento dos custos regulatórios, transformação digital e consolidação", lê-se no relatório do Conselho de Administração divulgado esta quinta-feira.

No documento, divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Conselho de Administração considera a oferta "amigável, por provir de uma instituição financeira de grande credibilidade, que é acionista do BPI desde 1995", e avalia a consolidação do BPI no CaixaBank como "potencialmente positiva".

Esta consolidação poderá contribuir, segundo o Conselho de Administração, para "o BPI manter o seu estatuto como entidade independente", as suas parcerias de banca/seguros com o Grupo Allianz e os "princípios que tem seguido na sua política de recursos humanos".

O Conselho de Administração afirma também que, "no momento atual, a determinação de um preço para o BPI é particularmente difícil, tendo em conta alguns fatores que não tem possibilidade de quantificar".

Em 21 de setembro, o CaixaBank lançou uma nova OPA sobre a totalidade do capital do BPI, oferecendo 1,134 euros por cada ação.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24