sicnot

Perfil

Economia

IGCP coloca 1.250 M€ em dívida com juros a subir a 3 meses e a descer a 11 meses

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Portugal colocou hoje 1.250 milhões de euros em Bilhetes de Tesouro a três e 11 meses, tendo a taxa média subido no prazo mais curto e descido no prazo mais longo face aos anteriores leilões comparáveis, foi hoje anunciado.

Segundo a página do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública na Bloomberg, no prazo de 11 meses foram colocados hoje 900 milhões de euros à taxa de juro média de 0,006%, inferior à de 0,007% verificada no leilão precedente desta maturidade. A procura de BT a 11 meses atingiu 1.720 milhões de euros, 1,91 vezes o montante colocado.

Em relação aos BT a três meses, o IGCP colocou 350 milhões de euros a uma taxa de juro média negativa de -0,012%, superior à de -0,108%, verificada no anterior leilão comparável de 17 de agosto. O total de propostas dos investidores para esta maturidade atingiu 1.200 milhões de euros, mais de 3,43 vezes o montante colocado.

Além dos leilões de hoje e de 17 de agosto, a taxa média dos BT a três meses já tinha sido negativa, designadamente -0,004% no leilão desta maturidade em 22 de abril último.

O IGCP tinha anunciado para hoje a realização de dois leilões de Bilhetes do Tesouro, com maturidades em 20 de janeiro de 2017 e 22 de setembro de 2017, e com um montante indicativo entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros.

Em 17 de agosto, Portugal colocou 1.300 milhões de euros, acima do montante indicativo, em Bilhetes do Tesouro a três e 11 meses a taxas médias inferiores às dos anteriores leilões comparáveis, tendo a do prazo mais curto passado para negativa.

No prazo de 11 meses foram colocados 900 milhões de euros à taxa de juro média de 0,007%, inferior à verificada no anterior leilão comparável de 15 de junho, de 0,146% e a procura atingiu 2.078 milhões de euros, 2,31 vezes o montante colocado.

Em relação aos BT a três meses, o IGCP colocou na mesma data 400 milhões de euros a uma taxa de juro média negativa de -0,108%, também inferior à de 0,075%, verificada no anterior leilão comparável de 15 de junho e o total de propostas dos investidores para esta maturidade atingiu 785 milhões de euros, mais de 1,96 vezes o montante colocado.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.