sicnot

Perfil

Economia

Governo espanhol deverá aumentar impostos sob refrigerantes, álcool e tabaco

© Susana Vera / Reuters

O Governo espanhol vai aprovar ainda esta semana um aumento de impostos sobre os refrigerantes, o álcool e o tabaco. O conselho de ministros deve também definir um teto máximo de mil euros, para os pagamentos feitos em dinheiro para combater a evasão fiscal.

Ainda assim, e ao contrário do que foi anunciado, o Executivo não deve aumentar o IRS nem o IVA mas deverá reduzir os benefícios de IRC para as grandes empresas.

O Governo quer responder desta forma às exigências da Comissão Europeia para que Madrid cumpra as metas do défice. Bruxelas pediu um esforço adicional de mais de 5 mil milhões de euros a Espanha, cerca de 0,5% do PIB espanhol.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.