sicnot

Perfil

Economia

Governo espanhol deverá aumentar impostos sob refrigerantes, álcool e tabaco

© Susana Vera / Reuters

O Governo espanhol vai aprovar ainda esta semana um aumento de impostos sobre os refrigerantes, o álcool e o tabaco. O conselho de ministros deve também definir um teto máximo de mil euros, para os pagamentos feitos em dinheiro para combater a evasão fiscal.

Ainda assim, e ao contrário do que foi anunciado, o Executivo não deve aumentar o IRS nem o IVA mas deverá reduzir os benefícios de IRC para as grandes empresas.

O Governo quer responder desta forma às exigências da Comissão Europeia para que Madrid cumpra as metas do défice. Bruxelas pediu um esforço adicional de mais de 5 mil milhões de euros a Espanha, cerca de 0,5% do PIB espanhol.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.